Autor: Roni Silva
Se sintetizarmos todas as definições de inteligência emocional existentes a descrição mais simples seria: “Inteligência emocional é o conjunto de aptidões necessárias para lidar, processar e reconhecer as emoções e sentimentos seja eles nossos ou não”. A inteligência emocional torna as pessoas mais confiantes e centradas e é superimportante para a recuperação e compreensão de traumas.
Os atuais sistemas de gestão dão cada vez mais liberdade para que as pessoas sejam o mais natural possível, com isso as emoções e sentimentos acabam permeando o cenário profissional. Embora exista maior abertura para que isso aconteça ter inteligência emocional para lidar com estes sentimentos é fundamental.
Para Daniel Colegan autor dos maiores best-sellers sobre inteligência emocional e especialista da área, hoje as organizações não procuram apenas por competências técnicas, a inteligência emocional no âmbito profissional é fundamental, pois demonstra a forma com que um colaborador se comporta e lida com desafios do dia a dia, indica o seu potencial e estratégia para usar qualidades pessoais em prol da organização.
Conheça os cinco sinais mais relevantes que indicam presença de inteligência emocional:
Autoconhecimento: capacidade de conhecer a si próprio, o autoconhecimento auxilia na formação de pensamento crítico e melhora o senso de planejamento de uma pessoa.
Controle Emocional: habilidade de administrar emoções é uma característica fundamental para se reestabelecer frente a situações críticas e estresses do dia a dia.
Motivação: consiste no controle de emoções para se atingir metas, a motivação é amplamente valorizada no ambiente profissional, pois mantém o foco e aumenta a busca por resultados.
Empatia: capacidade de compreender os sentimentos alheios é uma resposta afetiva ao que outras pessoas sentem. A empatia estabelece ligações entre as pessoas dando mais espaço para a comunicação interpessoal.
Sociabilidade: aptidão que proporciona alta facilidade de relacionamento, pessoas sociáveis possuem extrema facilidade de negociar, de ser aceita em diversos ambientes e de trabalhar em equipe em posto de liderança ou não.
Como é ser emocionalmente inteligente?
Existem diversas maneiras de ser emocionalmente inteligente, mas o que é comum em pessoas que possuem esta competência é ter foco e agir de forma coesa e estratégica frente as mais diversas situações e imprevistos, o que é muito valorizado por organizações e tem se tornado mandatório no comportamento de um profissional.
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