Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

terça-feira, 11 de outubro de 2016

O Papel da Auditoria no Processo Logístico

A auditoria permite a realização de análises e diagnósticos mais sucintos na apuração de resultados.

images.jpg
A auditoria permite a realização de análises e diagnósticos mais sucintos na apuração de resultados. Pode ser definida como um conjunto de ações coordenadas aplicadas aos procedimentos internos nas organizações. Compreende todas as áreas da organização perpassando pelo setor contábil e financeiro, bem como nas áreas de produção e serviços em conformidade com as normas de regulação e controle, que ao final de cada processo o auditor emite seu parecer favorável ou não às normas de auditoria. Com o apoio das normas técnicas e das instruções normativas, o profissional auditor deverá se orientar na realização dos procedimentos operacionais, administrativos, financeiros, contábeis, com foco logístico no setor de distribuição e serviços. Com vistas à redução dos custos, o papel do auditor administrador é fundamental na execução dos processos operacionais, que se valendo de outras ferramentas auxiliares, tais como a, aplicação do (Ciclo PDCA) ferramenta utilizada pelas empresas no gerenciamento da melhoria contínua, que é composto de quatro etapas em seu processo de gerenciamento. Valendo-se do diagrama de causa e feito elaborar um plano de ação, sendo a primeira etapa conhecida como PLAN = planejar, nesta deve-se identificar os problemas, reconhecer o grau de importância e analisar as causas e efeitos, assim como analisar os riscos x prejuízos, buscando diagnosticar a raiz do problema. Colocar em prática as outras etapas do gerenciamento do processo, DO = etapa executar as ações planejadas conforme o plano de ação, depois CHECK =etapa verificar se as ações planejadas solucionaram os problemas apresentado, e posterior à etapa ACT = concluir, fase que será necessária apresentação de um relatório sucinto com a conclusão das análises realizadas durante o processo com vistas à solução dos problemas apresentados.
Método de fácil entendimento, contribuindo para um processo eficaz e eficiente cabendo ao auditor administrador adotar normas e procedimentos de auditoria, consubstanciada na legislação aplicada para o desempenho da atividade adotando as ferramentas disponíveis ao administrador.
Com a ferramenta do PDCA, o profissional poderá em tempo analisar e rever os atos e fatos operacionais administrativos da cadeia produtiva. Adotando esses conhecimentos e outros relevantes a matéria na gestão de melhores processos contribuindo para a qualidade e melhor gestão tanto nos setores públicos quanto nos setores privados, e em outros da economia. Os auditores administradores usarão a logística no desenvolvimento de seus processos, principalmente no setor de serviços uma vez que a demanda nestas áreas exige do auditor administrador conhecimentos das normas e especificação das legislações pertinentes a cada processo auditado. Neste contínuo processo de produção e serviços poderão surgir novos modelos operacionais de gestão que serão revistos e analisados pelo auditor administrador na prática das normas de auditoria e seus métodos gerenciais. O papel da auditoria do administrador no processo logístico pode impactar na qualidade dos métodos de controle em busca da qualidade e equalizar o fluxo financeiro da empresa.
Fonte: CRA-MG
Matéria divulgada no site do Conselho Federal de Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário