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sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Comunicar roubo/furto de aparelho pelo aplicativo Celular Seguro‎

 O que é?

 

·      O Programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), visa combater o roubo e o furto de aparelhos celulares no país. Uma das saídas propostas pelo MJSP para reduzir esse tipo de crime é a utilização de uma tecnologia para comunicar o crime e, ao mesmo tempo, acionar bloqueios do próprio aparelho, dos aplicativos bancários e de eventuais acessos disponíveis no dispositivo móvel.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) debateu com entidades setoriais, agências regulatórias e empresas de telefonia e de tecnologia formas de combater o roubo e o furto de aparelhos celulares no país.

Uma das saídas propostas pelo MJSP para reduzir esse tipo de crime é a utilização de uma tecnologia para comunicar o roubo ou o furto e, ao mesmo tempo, acionar bloqueios do próprio aparelho, dos aplicativos bancários e de eventuais acessos disponíveis no dispositivo móvel. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Instituições Financeiras e as Operadoras de Telefonia colaboraram com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para o desenvolvimento do projeto.

A parceria resultou na solução Celular Seguro. A partir dele, os parceiros dessa iniciativa serão alertados e tomarão providências necessárias para evitar maiores problemas.


·         Quem pode utilizar este serviço?

O Programa Celular Seguro é destinado à todos os cidadãos brasileiros. Para registrar o aparelho celular é preciso estar cadastrado no Gov.br. 


·         Etapas para a realização deste serviço

1.      Instalar o Aplicativo

Abra a sua loja de aplicativos e busque por "Celular Seguro", acesse a página do app e clique para instalá-lo. 


Após a instalação, o aplicativo estará disponível para o uso no seu aparelho celular.


Canais de prestação

   Web :  

Acessar o site

   Aplicativo móvel :  

Baixar o aplicativo


Tempo de duração da etapa

Não estimado ainda

2.      Logar no aplicativo por meio do Gov.br

Para utilizar o aplicativo, é essencial realizar o login. Basta tocar no botão "entrar com Gov.br"

Você será redirecionado para a página inicial do Gov.br, onde poderá fazer o login utilizando seu CPF e senha.


Canais de prestação

   Web :  

login no site

   Aplicativo móvel :  

login no aplicativo


3.  Concordar com os Termos de Uso

Ao entrar e iniciar o app, você será apresentado aos Termos de Uso e Privacidade de dados.

Nesse documento, também há a relação das instituições participantes do projeto.

Por favor, leia atentamente os termos e, para prosseguir, clique no botãoCONCORDO.


Canais de prestação

   Web :  

Aceitar termo de uso

   Aplicativo móvel :  

Aceitar Termo de uso


4.  Cadastrar pessoas de Confiança

Ao acessar o aplicativo pela primeira vez, você não terá nenhuma pessoa registrada. Para começar, clique na opção "Cadastrar Contrato".

Quando você cadastra alguém como sua pessoa de confiança, ela passa a visualizar o seu aparelho no perfil dela para que, caso aconteça algo com o seu celular, por meio do aplicativo ela emita um alerta em seu nome. Portanto, escolha com sabedoria.


Canais de prestação

   Web :  

Cadastrar pessoas de confiança

   Aplicativo móvel :  

Cadastrar pessoas de confiança


5.  Registrar Telefone


Ao acessar o aplicativo pela primeira vez você não encontrará nenhum aparelho registrado. Para começar, clique na opção Cadastrar Telefone.

Observação: Não existe quantidade limite para dispositivos, mas atenção! A linha do aparelho deve estar cadastrada no seu CPF.

Caso contrário, o alerta não será emitido.


Canais de prestação

   Web :  

Registrar telefone

   Aplicativo móvel :  

Registrar telefone


6.  Registrar um alerta

Caso ocorra alguma situação de roubo, perda ou furto do seu aparelho, você, ou a pessoa de confiança indicada, poderá criar um alerta por meio do site ou aplicativo. 

1- Selecione qual aparelho deseja emitir o alerta, seja "Meus telefones" ou "Telefones de Confiança"

2- Em seguida, você verá uma lista de todos os aparelhos cadastrados. Selecione aquele que teve o problema.

3- Clique em cima do botão "Alerta" para emitir um alerta


Canais de prestação

   Web :  

Emitir alerta

   Aplicativo móvel :  

Emitir alerta


7.  Atenção!

Assim que o alerta for emitido, será exibido o NÚMERO DE PROTOCOLO.

É necessário guardar esse número, pois para atendimentos posteriores com as instituições parceiras, o usuário precisará fornece-lo.


Canais de prestação

   Web :  

Guardar o número de Protocolo

   Aplicativo móvel :  

Guardar o número de Protocolo


·    Outras Informações

Quanto tempo leva?

Não estimado ainda

 

Informações adicionais ao tempo estimado

 

Este serviço é gratuito para o cidadão.

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

O usuário poderá tirar dúvidas na página institucional do Celular Seguro, acessando o botão Dúvidas Frequentes no site gov.br/celularseguro.


Fonte: Matéria divulgada no site:

https://www.gov.br/pt-br/servicos/comunicar-roubo-furto-de-aparelho-pelo-aplicativo-celular-seguro

 

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