O que o deixa realmente feliz em um atendimento? O que o faz comprar efetivamente com uma pessoa e não com outra? Entenda melhor:
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Conseguir vender mais é um desafio para muitos. Mas um dos campos que podem influenciar isso é a programação neurolinguística (PNL). Com ela é possível aprender a conquistar o comprador com mais facilidade.
Confira algumas dicas de Marcelo Felippe, especialista que ministra cursos de Negociação e Vendas:
1 - Para vender, pense como o comprador
Os vendedores em alguns momentos de suas vidas também são compradores. Entre por um instante no papel de comprador. O que o deixa realmente feliz em um atendimento? O que o faz comprar efetivamente com uma pessoa e não com outra? O melhor vendedor que já o atendeu, que características ele tinha? Outra situação: se você vai comprar algo para sua casa e o vendedor que o atende procura entender as suas necessidades a tal ponto de dizer, se for preciso, que alguns produtos que você necessita são mais baratos na loja ao lado, talvez o dono da loja fique um pouco chateado com esse vendedor porque ele não fará uma venda tão grande. Agora, com certeza, da próxima vez que esse cliente for comprar algo para a casa dele, adivinha aonde ele vai passar primeiro? Ou advinha para quem ele vai ligar primeiro? Regra primordial, em primeiro lugar, a necessidade do cliente, é a base da confiança.
2 - Em uma negociação, separe o problema da pessoa
A primeira atitude que as duas partes precisam ter é de que estão combatendo o problema, não um ao outro. Em exemplo prático: ao invés de falar “Você não entrega seu trabalho direito. Por quê? Assim não dá...”, fale “Os resultados não estão de acordo com o esperado, o que podemos fazer para resolver essa situação?”.
3 - Em uma negociação, foque nos interesses
Tenha claro o que você quer e descubra o que o outro lado quer. Existe uma boa chance do outro lado querer algo além de um número. Lembre-se: atender as necessidades e interesses levam ao coração do cliente, só tome cuidado para manter seus reais interesses atendidos também para não perder algo importante.
4 - Deixe claro para seu cliente como as características do seu produto ou serviço levam a vantagens
Deixe claro também como essas vantagens se transformam em benefícios para eles. As características dizem o que seu produto ou serviço faz, as vantagens deixam claro como essas características podem ser úteis, e os benefícios deixam claro como as vantagens atendem a necessidade do seu cliente.
5 - Cuide do cliente que já tem
Quando ele estiver sendo bem cuidado, procure outros para aumentar sua carteira. Muitos vendedores e empresas se preocupam mais em aumentar sua carteira de clientes do que em cuidar dos clientes que já tem. Algumas pesquisas já mostraram que manter um cliente custa muito menos do que conquistar um novo. Além disso, um cliente satisfeito propaga seus serviços por aí. Um cliente insatisfeito propaga ainda mais sua insatisfação, por isso, antes de conquistar um cliente novo, mantenha os atuais satisfeitos.
6 - O importante não é o que você faz, mas sim a resposta que obtém com o que faz
Você pode achar que fez a melhor coisa do mundo para seu cliente, mas se ele não perceber dessa forma de nada adianta. Por isso, seja sempre flexível para alterar seu comportamento e suas ações tendo como base os feedbacks que os clientes lhe dão.
7 - Seja determinado e paciente
Grandes negócios não são fechados da noite para o dia. É necessário determinação sem teimosia e paciência sem passividade. Seja determinado sem invadir a privacidade do seu cliente e paciente sem esquecer de estar por perto. Tudo acontece no momento certo, inclusive um grande negócio. Agora, para o momento certo acontecer, precisamos estar no lugar certo, na hora certa, por isso esteja sempre perto sem ser intrusivo.
8 - Nem sempre você obterá o melhor resultado
Fique atento para não tomar uma decisão da qual possa se arrepender. Não ganhamos todos os negócios nem conquistamos todos os clientes. Agora, é importante estar atento para não fazer um mau negócio. É melhor deixar de ganhar um cliente se o custo-benefício não for bom para ambas as partes no médio e longo prazo.
9 - Quem é seu cliente?
Antes de ir até o cliente, conheça-o primeiro. Quem é seu cliente? Qual o nível hierárquico dele? Qual o negócio da empresa? Pesquise, mesmo que não existam muitas informações disponíveis, porque as poucas que conseguir já o habilitarão para fazer melhores perguntas quando estiver cara a cara com seu cliente.
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