O MEI é o pequeno empresário individual que atende as condições abaixo relacionadas:
- Trabalhar por conta própria ou contar com o auxílio de no máximo um colaborador;
- Faturar no máximo R$ 81.000,00 por ano ou proporcional ao período a partir da formalização;
- Não participar como titular ou sócio de outra empresa;
- Saber se posso exercer a atividade comercial no local que escolhi.
Saiba como obter autorização para trabalhar como MEI - Microempreendedor Individual:
1º PASSO – Consultar a possibilidade de realizar as atividades no local desejado
Esta etapa serve para aprovação do local de funcionamento da empresa com base nas atividades a serem desenvolvidas com o local onde a empresa será instalada.
** Se a atividade for realizada fora do local, apenas sendo um endereço de cadastro da empresa, deve ser informado que SIM, nas Perguntas do Município, ao ser questionado se é apenas um Ponto de Referência.
Siga abaixo o passo a passo:
3. INFORMAÇÕES: Após acessar com login e senha preencher um formulário com o endereço, a atividade, a área e o horário de funcionamento. Clique em SALVAR.
4. ANÁLISE: As informações serão avaliadas pelos Analistas do setor. Aguarde a resposta que será enviada em ATÉ 5 DIAS ÚTEIS.
5. RESPOSTA DA SOLICITAÇÃO: Acesse o link novamente com login e senha PREVIAMENTE cadastrados. Selecione a aba "SOLICITAÇÃO ANÁLISE PRÉVIA". Aparecerá um ícone de um documento em PDF ao lado de um ícone de LUPA. Este documento é o BOLETIM INFORMATIVO e informará se as atividades são permitidas no local.
2º PASSO - Fazer o registro como Microempreendedor Individual no Portal do Empreendedor(http://www.portaldoempreendedor.gov.br)
Nesta etapa, será incluída a empresa nos órgãos de registro e gerado o CNPJ.
3º PASSO – Licenciamento: Desde 1/9/2020 o microempreendedor individual está dispensado de alvarás e licenças de funcionamento. Para dispensar o alvará, basta acessar o "Solicitar dispensa de licenciamento", inserir os dados solicitados, e aceitar os termos que aparecem no final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário