A cultura de sucessão nos EUA é poderosa, obedecendo a um plano de governança corporativa pré-estabelecido e sem atropelos
www.administradores.com
Reprodução/Godfather Part II
Vários filmes de Hollywood têm, como pano de fundo, uma empresa familiar. Puxe na memória e você lembrará de produções em que os filhos brigam pelo controle da empresa do pai ou alguma comédia em que o herdeiro vem de longe para assumir um cargo em algum conselho - mesmo sem saber nada sobre os negócios da família.
Tem muito de fantasia, claro, já que lá nos Estados Unidos as coisas não são bem assim. Como explica Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, associada à Fundação Dom Cabral, nos EUA, existe um preparo de herdeiros desde cedo, obedecendo um plano de governança corporativa pré-estabelecido e sem atropelos. Mas há alguns exemplos clássicos no cinema que podem ajudar a entender a visão norte-americana sobre o assunto.
Confira abaixo cinco filmes que, de alguma maneira, se relacionam com o assunto:
Ford, o Homem e a Máquina (1987) - Ford: The Man and the Machine
O filme conta toda a trajetória empreendedora do fundador da fabricante de carros, Henry Ford. Dentre todos os aspectos da trajetória de Ford mostrados, o filme foca na sucessão - que se inicializou em uma manobra estratégica para reduzir as ações distribuídas entre investidores externos e recuperar os 100% do controle da corporação.
O Poderoso Chefão 2 (1974) - The Godfather, Part Two
Deixando de lado a parte dos crimes, o filme é um clássico sobre sucessão familiar. Michael Corleone assume sua posição de líder com um profundo senso de reverência ao pai. O sucessor encara como dever a conclusão do legado de Don Vito Corleone. A necessidade permanente de um sucessor para terminar esse legado e construir um novo acima dele é o fio condutor da história e mostra o quão importante a sucessão familiar é encarada em terras norte-americanas - mesmo em negócios ilícitos.
Rei Leão (1994) - The Lion King
No filme, considerado por muitos simplesmente infantil e por outros uma lição de vida, a questão da transferência de poder, ambição e preparação é bem clara. Enquanto o Rei tenta mostrar ao seu filho, Simba, os deveres que ele terá como administrador do reino, o seu irmão, tio de Simba, usa da falta de escrúpulos e da manipulação para chegar ao reinado.
Mensagem Para Você (1998) - You've Got Mail
Nesse romance, que, apesar de tudo, é um dos focos do filme, Kathleen possui uma livraria, que começou como um negócio familiar. Só que, cercada de dívidas, se vê perto da falência e em uma disputa de espaço com um grande empresário dono de livrarias imensas. Aqui, é possível entender o drama de uma empresa familiar que precisa lidar com grandes franquias ou concorrentes poderosas.
À Procura da Felicidade (2007) - The Pursuit of Happiness
Não trata diretamente sobre sucessão, mas vale citar nesta lista. O filme mostra um pai divorciado e desempregado com problemas financeiros que precisa cuidar de seu filho de apenas cinco anos. O personagem interpretado por Will Smith consegue reverter a situação em que se encontra sua vida pessoal, mesmo passando fome e sem abrigo. Mesmo que o foco do filme seja persistência, ele mostra o suposto herdeiro (com cinco anos) vivenciando e apendendo toda a situação de vida do seu pai na prática - conhecendo o negócio na prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário