Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"Empreender é transformar sonhos em realidade, desafios em oportunidades." (Fernando Leques)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Características de um Líder


coaching-corporativo.jpg
O líder deve atingir resultados com pessoas e inovação. Deve equilibrar habilidades técnicas, habilidades humanas, estratégicas gerenciais. Um líder sempre precisa ter profundo respeito pelas pessoas e saber fazer com que as diferenças existentes entre elas se somem e não sejam argumentos para exclusão e preconceito. Deve ser visionário.
Um líder deve ter uma visão estratégica, alta capacidade analítica, habilidade na identificação de talentos e desenvolvimento de pessoas, forte orientação a resultados e busca constante pela excelência, profundo autoconhecimento e humildade.
Primeiro, o líder deve dominar o conteúdo do seu campo. É básico e fundamental, embora absolutamente insuficiente. O bom líder fala quando deve falar, com autoridade, mas sabe ouvir e tomar decisões em grupo. Isso significa que o líder posterga decisões. Ele é ágil em tomá-las de forma inteligente e participativa, mas, quando necessário, toma decisões emergenciais não fugindo a responsabilidade.
O líder precisa ter habilidade para lidar com pessoas, ouvir compreender e dar o feedback ao grupo e fazer com que o mesmo alcance os objetivos da organização.
Ser cordial, pois respeito é fundamental. Ser honesto, se posicionar diante das situações de confronto; reconhecer os bons e os maus desempenhos e dar feedback positivo e construtivo; exigir o máximo das pessoas, evitar julgamentos e ouvir. O líder deve ter atitudes no dia a dia que demonstrem que as pessoas são importantes, mas que seja verdadeiro, deve também saber administrar o seu campo, deixar de ser operacional e fazer a gestão das pessoas no negócio.

Fonte: Site da revista Gestão & Negócios (link)
Matéria publicada no site do Conselho Federal de Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário