O líder deve atingir resultados com pessoas e inovação. Deve equilibrar habilidades técnicas, habilidades humanas, estratégicas gerenciais. Um líder sempre precisa ter profundo respeito pelas pessoas e saber fazer com que as diferenças existentes entre elas se somem e não sejam argumentos para exclusão e preconceito. Deve ser visionário.
Um líder deve ter uma visão estratégica, alta capacidade analítica, habilidade na identificação de talentos e desenvolvimento de pessoas, forte orientação a resultados e busca constante pela excelência, profundo autoconhecimento e humildade.
Primeiro, o líder deve dominar o conteúdo do seu campo. É básico e fundamental, embora absolutamente insuficiente. O bom líder fala quando deve falar, com autoridade, mas sabe ouvir e tomar decisões em grupo. Isso significa que o líder posterga decisões. Ele é ágil em tomá-las de forma inteligente e participativa, mas, quando necessário, toma decisões emergenciais não fugindo a responsabilidade.
O líder precisa ter habilidade para lidar com pessoas, ouvir compreender e dar o feedback ao grupo e fazer com que o mesmo alcance os objetivos da organização.
Ser cordial, pois respeito é fundamental. Ser honesto, se posicionar diante das situações de confronto; reconhecer os bons e os maus desempenhos e dar feedback positivo e construtivo; exigir o máximo das pessoas, evitar julgamentos e ouvir. O líder deve ter atitudes no dia a dia que demonstrem que as pessoas são importantes, mas que seja verdadeiro, deve também saber administrar o seu campo, deixar de ser operacional e fazer a gestão das pessoas no negócio.
Fonte: Site da revista Gestão & Negócios (link)
Matéria publicada no site do Conselho Federal de Administração
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