Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

sábado, 16 de julho de 2016

Como alinhar suas metas pessoais e profissionais

Tudo o que você quer ser, ter, fazer e realizar em sua vida, em sua carreira e em seus negócios depende da boa formulação de metas e objetivos.

pessoal-profissional.gif
Tudo o que você quer ser, ter, fazer e realizar em sua vida, em sua carreira e em seus negócios depende da boa formulação de metas e objetivos. Pessoas sem objetivos são como um navio à deriva. Somente a correta formulação de objetivos poderá ajudá-lo a levar uma vida muito mais plena e satisfatória, rumo ao seu futuro ideal. Objetivos bem formulados são uma alavanca para que você tire o máximo proveito de suas forças e talentos.
Como líder, gerente, diretor, empresário, executivo, enfim, como profissional, você conhece seus desafios. Você sabe que os resultados organizacionais dependem do seu desempenho, da sua capacidade de atingir metas. Por outro lado, você também quer ser bem-sucedido na vida pessoal e sabe que conquistar a satisfação plena vai ter outras metas para bater.
Definir metas e objetivos, portanto, acaba se tornando um poderoso processo para planejar seu futuro ideal e motivar-se para que esse futuro realmente aconteça. Sabendo exatamente o que quer atingir, você saberá também onde e como concentrar recursos e esforços de modo a obter os melhores resultados. Mas você realmente qual é a diferença entre meta e objetivo?
O objetivo é o ponto final daquilo que se pretende conseguir. A meta é a segmentação do objetivo, ou seja, as etapas que você precisa ultrapassar para chegar lá. Metas não são apenas atividades ou ações programadas. Elas são as escalas que temos de fazer para chegarmos a nosso destino. Muitas vezes os objetivos precisam ser segmentados em etapas para que possam ser alcançados: essas etapas são demarcadas pelas metas. Cada meta bem definida que você atinge o coloca mais perto de seu objetivo.
Dicas de especialista:
Priorize
- Faça uma lista por escrito do que você quer alcançar a longo prazo nos diferentes aspectos de sua vida. Pense no que você quer ser, ter, fazer e realizar e defina suas prioridades.
Estabeleça metas
- Defina as metas que você precisa alcançar para atingir seus objetivos.
Desenvolva um plano de ação
- O que você precisa fazer para alcançar suas metas? Descreva em detalhes e elabore um plano de ação com cronograma.
Monitore os resultados
Execute as ações e observe:
• Que resultados você está obtendo?
• Que obstáculos precisam ser superados?
• Que ações e estratégias devem ser mudadas?
Acompanhe seu progresso e celebre suas vitórias para manter-se sempre motivado.
Aqui vão algumas dicas para ajudá-lo a otimizar sua formulação de objetivos:
• Formule objetivos por meio de afirmações positivas. Por exemplo, em vez de dizer: "Quero sair desse emprego chato", diga: "Quero encontrar o emprego dos meus sonhos, que é...".
• Escreva seus objetivos e metas, sempre. Escrevê-los ajudará você a se organizar e a manter o foco.
• Certifique-se de que suas metas sejam atingíveis. Não importa que elas pareçam pequenas, o importante é realizá-las. Aumente gradativamente o grau de desafio.
• Adote o ritual de celebrar suas vitórias. Atingiu uma meta? Comemore com um jantar, com um presente ou qualquer coisa que sirva para marcar esse momento de realização.
• E depois que você alcançar seus objetivos? Estabeleça outros. Uma vida sem objetivos é uma vida sem propósito.
Lembre-se sempre que o ideal é estipular metas simples no início e ir aumentando o grau de dificuldade à medida que os primeiros objetivos forem alcançados. Por exemplo, se seu desejo é crescer profissionalmente, o primeiro passo é dedicar-se para conquistar uma promoção na empresa num determinado prazo, como seis meses ou um ano.
É essencial manter o foco em suas metas e registrá-las para não esquecer-se de nenhum passo a ser dado nem ultrapassar os períodos estipulados. Adote atitudes que favoreçam suas conquistas. Ter foco, acreditar em si mesmo e compreender que todos os acontecimentos do seu dia a dia servem para o seu crescimento, são fatores fundamentais para obter sucesso pessoal e profissional.
Fonte: Rh.com.br
Matéria publicada no site do Conselho Federal de Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário