Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Receita Municipal notifica empresas em débito com o ISSQN

       Foto: Joel Vargas/PMPA

Recursos são destinados à educação
 e saúde, entre outras áreas

A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) está comunicando às empresas a consolidação de valores relativos a débitos com a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. O encaminhamento está sendo feito pela Receita Municipal, por meio do endereço eletrônico cadastrado no sistema da Nota Legal. Os contribuintes em débito receberão guia para pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), que deve ser quitado em até 30 dias. A ação faz parte das atividades de fiscalização realizadas pela Receita Municipal.

De acordo  com  o superintendente-adjunto da Receita Municipal, Teddy Biassusi, cerca de 400 empresas receberão as notificações nesta primeira fase, totalizando mais de R$ 16 milhões em débitos. Outras empresas terão o imposto consolidado após a validação das informações por parte da Receita Municipal. “Nos casos em que ocorreu a retenção e apropriação do ISSQN por parte do tomador, sem o devido recolhimento do imposto, ocorrerá remessa para o Ministério Público para fins penais”, alerta.

Entre as ações realizadas pela Receita Municipal que visam o combate à sonegação fiscal estão o aumento da fiscalização das empresas do Simples Nacional, o contínuo combate à sonegação em diversos segmentos de empresas do regime geral e a multa às empresas não credenciadas na Nota Legal.

Da receita gerada pelo ISSQN, pelo menos 25% é destinada à educação e 15% aplicada em saúde, conforme prevê a Constituição Federal. O percentual restante compõe a receita do município para custear, com recursos próprios, serviços e projetos em áreas como habitação, assistência social, saúde, educação, saneamento e cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário