Construir um time de alta performance é o eterno desafio dos líderes empresariais. A primeira iniciativa que faz a diferença é a correta escolha dos membros da equipe. Muitos líderes negligenciam o processo de escolha e depois passam o resto do tempo gerenciando problemas em vez de lidar com oportunidades.
Os líderes precisam investir muito mais na hora de definir os membros da sua equipe. Nas empresas, precisam resistir à tentação de selecionar pessoas com base no currículo, que apenas registra dados do passado e não do futuro. Precisam fundamentar suas escolhas mais nas atitudes e menos na competência técnica e formalidades educacionais.
Pessoas talentosas também podem desenvolver o sentido de conjunto, de trabalho em equipe. A Seleção montada por Saldanha em 1970 era um belo exemplo de conjunto com talentos considerados fora-de-série. Mas, além da integração, da força do conjunto, outras características são fundamentais para formar um time de campeões, no futebol ou nas empresas:
- Clareza sobre o propósito;
- Conhecimento do mercado;
- Capacidade para cuidar do todo;
- Inovação;
- Foco;
- Iniciativa;
- Perseverança;
- Humildade;
- Superar obstáculos;
- Paixão.
Nesse time de 11 características, ainda falta elencar o 12º jogador - a torcida - que na empresa pode ser simbolizada pelos stakeholders que possuem o grande poder de tornar vencedor um empreendimento quando se apaixonam pela sua causa e pela marca. Ou que também, inversamente, possuem a capacidade de destruir a reputação, imagem e a longevidade de qualquer empresa ou time de futebol.
Fonte: www.portaltrainee.com.br
Matéria divulgada no site do Conselho Federal de Administração
Nenhum comentário:
Postar um comentário