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quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Por que mudar é tão difícil?

O resistir muitas vezes é mais fácil do que enfrentar o novo, já que não causa danos e estamos acostumados

Devido à economia globalizada as Organizações sofreram muitas mudanças e o Mercado de Trabalho passou a exigir cada vez mais delas e como consequência, as Organizações passaram a exigir cada vez mais de seus profissionais. O que muitas vezes acontece é a inadaptação das Organizações e dos profissionais, os quais não as aceitam. E por que mudar é tão difícil?

Podemos dizer que o simples fato de ter medo de não conseguir, de errar, de fracassar, de ter medo do desconhecido, muitas vezes é o que faz as pessoas resistirem às mudanças, afinal o “manter-se” seguro não exige esforços, mas para a Organização isso também é um problema, pois é mais um complicador que precisará vencer.

O resistir muitas vezes é mais fácil do que enfrentar o novo, já que não causa danos e estamos acostumados, mas vale lembrar que ser inovador é um fator diferencial para o atual Mercado de trabalho. Como dizia Piaget, “necessitamos acomodar novos esquemas para assimilarmos e internalizarmos novas estruturas para prosseguirmos nosso caminho de aprendizagem.”

Para as Organizações a primeira dica para vencer as tão temidas mudanças, é ter em mente que o funcionário não é uma apenas uma mão-de-obra, o qual tem obrigações, mas sim que o funcionário seja parte da organização, cresça junto dela e esteja sempre motivado, pois é assim que uma organização se mantém nos dias de hoje, humanizando o ambiente.

Outra dica para conseguir sobreviver nesse mercado atual, a empresa precisa estar aberta às mudanças, além de estar atenta aos talentos que estão dentro da própria empresa, torná-los colaboradores para não serem futuros concorrentes.

Talvez o maior erro do ser humano seja atribuir às causas externas os resultados insatisfatórios, é preciso analisar quais são os fatores que prejudicam o bom funcionamento do colaborador na organização, utilizando-se de um planejamento pedagógico e do bom relacionamento interpessoal.

Enfim, é importante entender que a organização e os colaboradores devem trabalhar em equipe para ambos crescerem, ter iniciativa faz muita diferença e fazer o que se deve fazer, também. Tenha sempre em mente, todos precisam se adaptar às mudanças e para isso é preciso aceitá-las, pois mudança é questão de sobrevivência.

Fonte:www.empregos.com.br

Matéria divulgada no Site do Conselho Federal de Administração

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