Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

sábado, 25 de outubro de 2014

Suécia aumenta impostos em 2015, mas investe em educação, meio ambiente e emprego

Déficit orçamentário não deve impedir melhorias na educação infantil, redução da mudança climática e geração de novos postos de trabalho


Fonte: IBPT
Suécia aumenta impostos em 2015, mas investe em educação, meio ambiente e emprego
O mito de que o Brasil tem a maior carga tributária do mundo vai por água abaixo rapidamente quando se analisa os 34 países integrantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Dados de 2012 mostram que, entre os países com maior carga tributária do grupo está a Suécia, a quarta maior arrecadadora de impostos (44,1% do Produto Interno Bruto), perdendo somente para a Dinamarca (1º país no ranking, com 48%), Bélgica e França (ambos na 2ª posição, com 45,3) e Itália, com 44,4% (em terceiro lugar). De acordo com a OECD, a arrecadação tributária da Suécia em 2012 foi de 44,3% do produto interno bruto, enquanto a média entre os 34 países do grupo é de  34,1%. Mesmo com a alta carga tributária, o governo sueco investirá 25 bilhões de coroas suecas (cerca de R$ bilhões) em reformas, geração de empregos, escolas e meio ambiente no ano que vem.

Em entrevista concedida à assessoria de comunicação oficial nesta quarta-feira, 22, em Estocolmo, a ministra das finanças sueca, Magdalena Andersson (foto), admitiu o aumento de impostos e déficit orçamentário com naturalidade, mas revelou preocupação com a educação e explicou como o governo pretende usar os recursos dos impostos no orçamento de 2015. Leia a entrevista: 
Quais as prioridades do orçamento 2015?
Magdalena Andersson - A prioridade é reduzir o desemprego e incrementar o emprego. Temos que reverter as tendências negativas nos resultados das escolas suecas, especialmente em relação às crianças mais novas, mas também investir mais em nosso meio ambiente para lutar contra a mudança climática.

Que medidas concretas o governo planeja tomar?
M.A. - Queremos combater o desemprego entre os jovens, é muito importante. Não queremos que os jovens fiquem desempregados por longo tempo, mas aptos para novos estudos ou trabalhos. Queremos também investir mais recursos em nossas escolas para reduzir o número de alunos nas salas de aula, oferecer reforço aos estudantes que necessitam e também usar algum dinheiro extra para proteger nosso meio ambiente. 

Como o governo pretende financiar essas iniciativas?
M.A. - Como temos um grande déficit no orçamento das finanças públicas suecas no momento, nós temos que financiar as reformas elevando os impostos. Então nós aumentamos o número de impostos para financiar essas iniciativas. 

Como a situação econômica internacional e a da Suécia afeta o orçamento?
M.A. - Nós vemos uma recuperação da economia mundial, incluindo a europa,embora a recuperação europeia tenha sido um pouco mais lenta do que esperávamos no início desse ano. Isso também afetou a economia sueca e uma vez que há um déficit em nosso orçamento, financiaremos nosso trabalho via aumento de impostos.
Reportagem, edição e tradução da entrevista: Fabio Riesemberg - Jornalista (MTb. 2802/11/21)

Foto: Bertil Enevåg/Scanpix

Nenhum comentário:

Postar um comentário