Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

sábado, 26 de setembro de 2009

Será que o vale vai pegar?

Ministério da Cultura encaminha projeto ao Congresso que visa a incentivar trabalhadores com renda mensal de até cinco salários mínimos a consumir mais livros, CDs, DVDs, teatro e cinema
Por: Redação de AMANHÃ

Na segunda quinzena de agosto, o governo federal encaminhou ao Congresso um projeto de lei que prevê a criação do "vale-cultura", um benefício trabalhista que deverá funcionar de forma semelhante ao vale-refeição. O texto prevê que trabalhadores com renda mensal de até cinco salários mínimos tenham direito a um cartão magnético com um crédito de R$ 50 mensais - que só poderão ser gastos em ingressos de cinema, teatro, shows e compra de livros, CDs e DVDs. Pelos cálculos preliminares do Ministério da Cultura, o programa poderá incluir 14 milhões de pessoas no mercado de "consumo cultural". O empregador pagará 90% do valor de cada compra - o restante sairá do bolso do próprio funcionário.

Há quem duvide, porém, de que a lei encaminhada pelo governo terá um grande impacto na produção (e na demanda) cultural do país. Para Leandro Valiati, especialista em Economia da Cultura, existem outros mecanismos mais atrantes para as empresas que desejam alocar recursos para projetos culturais. A Lei Rouanet é uma delas. "Propaganda gratuita é o grande chamariz do incentivo à cultura", resume ele. "Nesse sentido, a Lei Rouanet é mais efetiva."

Um levantamento realizado pela Fundação João Pinheiro, de Minas Gerais, mostra que o "PIB da cultura" gira em torno de R$ 30 bilhões anuais no Brasil. A Região Sul responde por aproximadamente 20% desse valor.
Fonte: Revista Amanhã - www.amanha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário