Ferramenta garante transparência e qualidade da informação, afirmou ministro Guilherme Afif Domingos
Fonte: Secretaria da Micro e Pequena Empresa - Por Luciene Cruz e Daniel Lansky, com edição de Fabio Riesemberg (IBPT)
O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, lançou nesta terça-feira (18), em Brasília, o Empresômetro MPE . A partir de agora as estatísticas relativas à abertura e fechamento das micros e pequenas empresas e do Simples Nacional serão exibidas em tempo real, discriminadas por cidade, estado e atividade econômica. A ferramenta foi apresentada durante a 24ª Plenária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O contador, que pode ser acessado em dois endereços (www.forumpermanente.smpe.gov.br e www.empresometro.cnc.org.br ),também vai identificar a localização de todos os empreendimentos ativos no país.
Ferramenta desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) especialmente para a CNC e a SMPE, o Empresômetro MPE contém estatísticas das MPEs e do Simples Nacional. Com mais de 13 milhões de empreendimentos cadastrados, o sistema mostra que cerca de quatro mil novas micros e pequenas empresas foram criadas por dia em 2014. São Paulo é responsável por mais de um quarto delas, com média diária de 1.108 inaugurações. Na sequência, aparecem Minas Gerais (411) e Rio de Janeiro (348). O segmento de vestuário e acessórios lidera o ranking de segmento com mais micros e pequenas empresas em atividade, seguido pelo varejo de alimentos e por lanchonetes e similares.
Para o ministro Guilherme Afif, o Empresômetro vai garantir mais transparência nos dados referentes às MPEs e produzir informações mais sólidas para a formulação de novas políticas públicas para o setor. “Vamos aferir o que acontece no empreendedorismo das MPEs, setor por setor. Os números vão incentivar uma “competição saudável” do empreendedorismo nacional e gerar ainda mais emprego e renda, pois política pública de qualidade é aquela capaz de gerar emprego e renda. Esse é o nosso foco”, asseverou Afif.
O evento contou com a presença do presidente da Fecomércio e vice-presidente da CNC, Adelmir Santana, o consultor da Presidência da CNC, Roberto Nogueira Ferreira e o secretário de Competitividade e Gestão da SMPE, Carlos Leony Fonseca da Cunha, além de integrantes e convidados do Fórum Permanente e da CNC, autoridades, representantes dos Fóruns Estaduais, de instituições e órgãos públicos, do Sebrae e das entidades de representação e apoio ao segmento empresarial, além do empresariado local.
FOTO: ASCOM/SMPE
Matéria publicada no site do IBPT - Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação
Nenhum comentário:
Postar um comentário