Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Cresce a demanda por profissionais na área de planejamento tributário

O profissional que possui conhecimento em planejamento tributário é cada vez mais valorizado.


Fonte: Assessoria de Comunicação do IBPT
Cresce a demanda por profissionais na área de planejamento tributário
A complexa carga tributária brasileira é um dos maiores desafios para as empresas de todos os portes, inclusive para as multinacionais que se instalam no País. Neste segmento, o profissional que possui conhecimento em planejamento tributário é cada vez mais valorizado e requisitado para fazer parte das equipes nas áreas de impostos e finanças das companhias.
Para a vice-presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação - IBPT, Letícia Mary Fernandes do Amaral, o conhecimento em planejamento tributário é fundamental para quem atua na área tributária, seja como advogado, contador ou consultor. “A prática agrega valor aos clientes por ser uma técnica para a redução lícita da alta carga tributária brasileira”, avalia. “Sem dúvidas, todos os tipos de empresários buscam o aumento da lucratividade de seu negócio e o auxílio de um planejamento tributário legítimo é essencial para atingir esse objetivo.”

De acordo com Rodrigo Miwa, sócio-fundador da Hound Consultoria, especializada no recrutamento de profissionais nas áreas de finanças e impostos, o primeiro passo da empresa deve ser identificar as necessidades técnicas do negócio para que a corporação desenvolva esta área internamente. “Especialmente nas indústrias, a complexidade do negócio exige profissionais com muito conhecimento nos tributos indiretos e em operações de importação, armazenagem, industrialização, venda e, em alguns casos, distribuição”.
O especialista aponta que a carga tributária no Brasil, influenciada pela guerra fiscal entre os Estados, complica muito a vida das multinacionais. “São necessários profissionais que tenham este conhecimento e, com base na legislação e no negócio, criem vantagens competitivas lícitas para aumentar a margem de seu produto ou serviço”, afirma Miwa. “Os profissionais especialistas nos impostos diretos e questões estatutárias são requisitados pelos negócios que crescem de forma inorgânica, por meio de fusões ou aquisições, o que independe do tamanho da empresa”, explica, ressaltando que nos últimos cinco anos houve um considerável aumento na procura por profissionais de tax com conhecimento de sistemas de tecnologia da informação, para atender às empresas que utilizam sistemas de ERP e integrados na apuração dos impostos e entrega das obrigações acessórias ao Fisco.
A vice-presidente do IBPT ressalta que a busca pela otimização e revisão dos procedimentos tributários deve ser constante nas empresas. “Quanto maior a complexidade da atividade, maior o espaço para a adoção de técnicas de planejamento tributário. As atividades sujeitas à incidência de tributos como ICMS, IPI, PIS e Cofins não-cumulativos tendem a necessitar de uma análise mais minuciosa por quem lida com planejamentos tributários”, diz Letícia.
Atualização profissional 
A atuação do profissional desse segmento, direcionado ao planejamento tributário, não deve se restringir apenas à identificação dos problemas ou dos riscos para as empresas. “O profissional precisa ampliar sua visão de negócios e criar soluções, dentro da lei, para trazer vantagem para a empresa. Para isso, é necessário conhecer o negócio e, principalmente, a legislação vigente”, afirma Miwa, da Hound. Dependendo do segmento, é importante estabelecer um bom relacionamento com as autoridades fiscais. Outro requisito fundamental para quem atua neste segmento é ter fluência na língua inglesa.
Para Letícia do Amaral, a combinação “qualificação técnica e experiência prática” são essenciais para ser bem sucedido. “É muito importante que o profissional procure se manter constantemente atualizado sobre as questões e discussões tributárias”. A dica da advogada é buscar cursos de especialização e de extensão que abordem assuntos atuais e controvertidos sobre governança e planejamento tributários.


Texto:Paloma Minke
Edição: Lenilde De León 
Matéria divulgada no site do IBPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário