Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"Empreender é transformar sonhos em realidade, desafios em oportunidades." (Fernando Leques)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Corte primeiro e pergunte depois

O livro “Dobre seus lucros – 78 maneiras de reduzir os custos, aumentar as vendas e melhorar drasticamente os resultados de sua empresa em seis meses ou menos”, escrita pelo consultor americano Bob Fifer, é uma das obras mais lidas do mundo. Um dos fãs do livro é o empresário Marcel Telles, um dos controladores da cervejaria ABInBev. Ele afirma que costuma reler o clássico a cada dois anos.
Mas, afinal, por que esta obra faz tanto sucesso? O livro traz dicas simples e eficientes, sobretudo no que se refere a reduzir despesas. Veja, abaixo, alguma máximas de Fifer que encantam os gestores:
1 – Corte primeiro e pergunte depois. Se você reduzir demais, sempre terá chances de corrigir o erro. Gaste muito e aquele dinheiro terá sido perdido para sempre;
2 – A pior pessoa para negociar preços com seus fornecedores é a responsável por suas compras. Como essa pessoa conversa com os fornecedores o tempo todo, acaba desenvolvendo algum tipo de relacionamento pessoal;
3 – Mande uma carta para todos os seus fornecedores dizendo que os tempos são difíceis e que nos próximos 12 ou 18 meses você não aceitará nenhum aumento de preço. A carta deve ser assinada por alguém do topo da empresa, de preferência o presidente;
4 – Na maioria das empresas eu eliminaria 80% das pessoas dedicadas a fazer previsões e a analisar números e colocaria essa gente em funções que geram dinheiro, em vez de apenas conta-lo;
5 – “Maximizar a satisfação do cliente” é uma platitude. Se você quiser mesmo “maximizar” a satisfação do cliente, reduza seu preço a zero ou dê a ele uma viagem grátis ao Havaí. Entender a diferença entre aquilo que o cliente aceita pagar aquilo “que seria legal mas não pago nem a pau”, é o melhor para o cliente, para você e para seus resultados.
Fonte: Revista Exame
Matéria divulgada site: www.cfa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário