Você sabe o que é endomarketing? Segundo doutor em ciências da gestão e professor de marketing da Universidade Federal do Paraná, Renato Zancan Marchetti, é o conjunto de ações de mobilização, incentivo e comunicação, desenvolvidas de forma integrada junto ao público interno de uma organização.
O endomarketing é considerado uma nova área da administração. Ela adapta as estratégias do marketing tradicional para uso no ambiente interno das corporações com o objetivo de engajar os funcionários nos objetivos empresariais. “É importante porque possibilita uma melhor compreensão dos objetivos e metas da empresa”, diz o professor.
Segundo o consultor e professor, Marcelo Miyashita, as pessoas são fundamentais para o sucesso de uma empresa. Porém, ele lembra que a empresa precisa assumir a sua responsabilidade. “Ela precisa oferecer uma estrutura de trabalho alinhada com suas ambições. Aí sim as pessoas podem dar um show”.
No contexto de uma grande empresa, o endomarketing é atualmente indispensável, pois facilita a comunicação interna e a oferta de um atendimento mais efetivo à satisfação dos clientes. “Seja no lançamento de novos produtos ou no desenvolvimento de ações, o primeiro público a ser atendido é o interno”, afirmou Marchetti.
Como o endomarketing é um processo de estratégia, sua formulação é de responsabilidade da área estratégica da empresa, seja a alta gestão ou qualquer setor de decisão sobre negócios. A sua operacionalização cabe à área de gestão de pessoas ou recursos humanos.
Para implantar o endomarketing na empresa, é preciso seguir alguns passos. Primeiramente é importante definir a estratégia de mercado da empresa, levando em consideração a equipe e vice-versa. Depois é preciso fazer uma análise da situação avaliando o clima organizacional.
Definir os objetivos a serem atingidos, compreender as características da equipe, definir dos públicos a serem atingidos, capacitar as pessoas e fazer desdobramento das ações de comunicação são os passos seguintes. Por fim, é necessário construir um conjunto de indicadores para avaliar as ações desenvolvidas junto a cada público e o programa de maneira geral.
Caso de sucesso - A Magazine Luiza, rede de varejo de móveis e eletrônicos com mais de 13 mil funcionários, desenvolveu um plano de endomarketing que é reconhecido em todo o país e é tema de estudo na Universidade de Harvard. Não é à toa que a rede integra, há 11 anos, a lista das melhores empresas para se trabalhar, segundo pesquisa do Instituto Great Place to Work. Uma das estratégias implementadas foi a Rádio Luíza e a TV Luíza, com mensagens de motivação, informação e sintonização com alguma liderança da empresa.
Fonte: Revista Soluções
Matéria Divulgada no Site: www.cfa.org.br
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