Aproximadamente 600 servidores da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio grande do Sul – da Capital e do Interior – participaram do Seminário de Compartilhamento do Planejamento Estratégico da Gestão 2011-2014, realizado no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira, em Porto Alegre. O evento contou com a presença do governador Tarso Genro, que conclamou os fazendários a darem suporte ao novo modelo de desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
“O governo está disposto a mudar o modelo estratégico do Estado. É uma mudança de ciclo. Queremos fazer uma gestão que tenha repercussão na política, educação, economia para os próximos 20 anos e contamos com o comprometimento do servidor da Fazenda”, disse o governador, referindo-se à qualidade profissional dos servidores da Secretaria.
Tarso Genro classificou os fazendários como “responsáveis” e “formadores de opinião” dentro e fora do serviço público e finalizou: “A Sefaz está bem avançada tecnologicamente e conta com um quadro de servidores capazes de gerir com justiça e transparência as finanças públicas”.
Já o Secretário Odir Tonollier ressaltou o papel que Receita Estadual, Tesouro e Cage têm na máquina estatal e o alto grau de profissionalismo dos servidores. “Este é um resumo do nosso processo de planejamento, que envolve e mobiliza a Secretaria em toda a sua capacidade de produção e reflexão. Trata-se de uma etapa da Secretaria independente de qualquer governo”, explicou o Secretário. Tonollier também apresentou ao governador os principais produtos e sistemas da Sefaz tais como Nota Fiscal Eletrônica, Balanço Geral do Estado e RPVs e Precatórios.
Na sequência, o secretário adjunto, André Paiva, mostrou aos fazendários – muitos oriundos do Interior do Estado – como foi o processo de definição da visão de futuro, missão e propósitos da Sefaz. Os subsecretários da Receita Estadual, Ricardo Neves, do Tesouro do Estado, Felipe Rodrigues da Silva, e o Contador e Auditor-Geral do Estado, Luiz Paulo Freitas Pinto, também apresentaram as metas e principais ações previstas em suas respectivas áreas.
O Planejamento Estratégico é utilizado pela Sefaz há mais de 10 anos como ferramenta de gestão e conta com sistema próprio de acompanhamento (Sisplan) e também Sistema de Relatório de Atividades (RIAT). Sua formulação exigiu mais de 50 reuniões distribuídas pelo Estado. São, ao todo, 520 servidores com responsabilidade de avaliação.
Outros eventos como o desta terça-feira estão previstos ainda para este ano no interior do Rio Grande do Sul. O objetivo da nova Gestão é disseminar o Planejamento Estratégico a todos os servidores da Sefaz.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GESTÃO 2011-2014
VISÃO DE FUTURO
· Atingir a excelência na gestão das finanças públicas e ser protagonista na indução do desenvolvimento econômico e social sustentável, fundamentado em sua ampla interação com a sociedade e com os órgãos do Estado e na qualificação dos servidores.
MISSÃO
· Gerir com justiça, transparência e efetividade as receitas e os gastos do Estado, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social, com sustentabilidade fiscal.
PROPÓSITOS
· Otimizar receitas e despesas, com justiça fiscal, controle e transparência.
· Aperfeiçoar e inovar a gestão fazendária, buscando a excelência na prestação do serviço público.
· Ampliar e qualificar a interação com a sociedade e com os órgãos públicos, visando a aumentar a efetividade e a transparência da ação do Estado.
· Implementar medidas de capacitação continuada e de melhoria das relações humanas, buscando a satisfação e a efetividade no trabalho.
Fonte: http://www.sefaz.rs.gov.br/Site/NoticiaDetalhes.aspx?NoticiaId=4575
Nenhum comentário:
Postar um comentário