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mercado de computadores no Brasil cresceu no primeiro trimestre de 2011 de acordo com o IDC (International Data Corporation). Ao todo, foram comercializados 3,6 milhões de máquinas, 22% a mais do que o número apontado no mesmo período de 2010.
"Em geral, os primeiros meses do ano apresentam um movimento menor de negociações entre fabricantes e canais já que o varejo inicia o ano abastecido por conta do Natal e realiza queimas de estoque nos meses seguintes. Porém, com a demanda aquecida nos segmentos doméstico e corporativo, a sazonalidade tem diminuído consideravelmente no mercado de PCs desde o 3º trimestre de 2010", declara Martim Juacida, analista de mercado da IDC.
Do total de computadores vendidos, 49,5% são desktops e 50,5% notebooks. Dentro deste cenário, 68,6% foram destinados ao segmento doméstico, 26,9% ao corporativo e apenas 4,5% à soma de governo e educação. "Um sinal claro de que a indústria de PCs está se tornando mais madura é o fato de os consumidores já não esperarem apenas datas comemorativas como Natal, por exemplo, para comprar seu computador. Nossa expectativa é de um mercado bastante aquecido e muito impulsionado pelo segmento doméstico durante todo o ano de 2011".
Apenas no setor doméstico o aumento foi de 33% em relação ao mesmo período de 2010. Por outro lado, as mudanças recentes e os cortes nos orçamentos fizeram com que o segmento de governo e educação tivesse uma retração de 30%, comprometendo os resultados de alguns fabricantes que atuam fortemente neste setor", completa Juacida.
Ainda de acordo com o estudo da IDC, durante o primeiro trimestre deste ano, o mercado de notebooks cresceu 58% e o de desktops caiu 1,4% em relação ao mesmo período de 2010. "As multinacionais estão focadas em liderança e no abastecimento do varejo. Com isso, os preços estão cada vez mais competitivos e convidativos, o que faz com que o notebook se torne a primeira opção de compra".
Segundo os dados da IDC, o Brasil ainda ocupa a quarta posição no ranking mundial dos países que mais vendem computador no mundo. Estão à frente apenas Estados Unidos, China e Japão.
Segundo a consultoria, a venda de computadores no mundo teve queda. Em relação ao primeiro trimestre de 2010, a saída dos aparelhos nos três primeiros meses deste ano caiu em 3,2%, um total de 80,6 milhões de computadores comercializados.
Anteriormente, previa-se expansão de 1,5% nas vendas, mas o ritmo de crescimento das vendas diminui por causa do interesse dos consumidores pelos tablets, da interrupção no fornecimento de peças do Japão e de mais cautela nos negócios.
Matéria divulgada no site www.administradores.com.br
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