Meditar é uma técnica de relaxamento? É uma religião? Preciso me isolar para meditar? Bom, vamos entender melhor sobre a meditação. Acompanhe-nos a seguir
Reprodução/ iStock
A meditação nada mais é do que a alta concentração e contemplação. É desligar-se do mundo exterior, voltar a sua atenção para dentro de si
Muitos são os questionamentos quando o assunto é a meditação. A curiosidade é que a prática de meditar tornou-se uma tendência forte entre executivos, atletas e profissionais de alto desempenho. Mas será que a meditação realmente alivia a pressão do dia a dia? Quais seriam os seus benefícios? Meditar é uma técnica de relaxamento? É uma religião? Preciso me isolar para meditar? Bom, vamos entender melhor sobre a meditação. Acompanhe-nos a seguir.
O que é a meditação?
A meditação nada mais é do que a alta concentração e contemplação. É desligar-se do mundo exterior, voltar a sua atenção para dentro de si, deixar a mente vazia e sem pensamentos. Muitos não sabem, mas a meditação é tão antiga quanto a humanidade. Ela não está ligada a nenhuma religião, ao contrário, ela foi criada para que o homem atingisse o seu desenvolvimento pessoal fora do contexto religioso, aprendendo a utilizar uma porcentagem maior do cérebro, focando em objetivos.
A importância da meditação
Um bom vídeo para entender melhor sobre o assunto é o do correspondente da ABC News, Dan Harris, “Hack Your Brain’s Default Mode with Meditation”. O apresentador mostra o impacto poderoso da meditação sobre as pessoas através de pesquisa científica e neurológica. Harris ressalta que a meditação será a próxima grande revelação na área da saúde. Ele prevê que o exercício diário de meditar será tão importante quanto o ato de acordar e escovar os dentes ou tão comum quanto a prática de almoçar.
No dia a dia de um executivo ou atleta, por exemplo, é necessário que ele foque a mente em um determinado objetivo, seja para apresentação de um projeto em uma reunião com investidores ou para treinar táticas melhores para ganhar um campeonato. Porém, em meio a esses objetivos, imprevistos e problemas podem aparecer e saber lidar com eles de maneira ágil e com a consciência tranquila, pode ser um grande diferencial entre estes profissionais.
A medição trabalha muito este controle em saber administrar as adversidades diárias. Grandes executivos, atletas e até mesmo o exército dos EUA estão se tornando grandes meditadores. A meditação te ajuda a estar mais focado no que você está fazendo.
Alguns benefícios que a meditação proporciona aos seus praticantes:
- Ajuda a lidar com vários problemas de saúde;
- Cresce a massa cinzenta em áreas-chave do cérebro (ligadas a autoconsciência e a compaixão);
- Diminui a massa cinzenta do cérebro em áreas associadas ao estresse;
- Diminui a ansiedade;
- Aumenta a concentração e o foco.
Como praticar a meditação?
Primeiro procure um lugar confortável para sentar e relaxar, se possível livre de interrupções. Não necessariamente você precisar sentar na posição de lotus como os iogues. É perfeitamente possível utilizar uma cadeira, sem rodinhas ou braços, apoiando completamente a planta dos pés no chão, coluna ereta, palmas da mão virada pra cima e apoiadas na coxa.
Controle a sua respiração. Foque a sua mente em não pensar em absolutamente nada. Outra técnica alternativa é se concentrar na inspiração e expiração. Inicialmente essa prática pode ser um pouco complicada, pois já nos acostumamos a pensar em várias coisas ao mesmo tempo. O ponto mais difícil da meditação realmente é a concentração. A persistência treinará seu corpo e mente para que você consiga meditar cada vez melhor e por períodos mais longos. A prática da meditação sugerida é diária, reservando cerca de 10 a 20 minutos.
Fonte: Matéria publicada no site www.administradores.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário