Por Luiza Belloni Veronesi
Não é
fácil ser um líder. Além das preocupações e responsabilidades, ainda há uma
série de competências que um gestor deve ter para realizar uma boa liderança.
Segundo a
consultora Cristiane Domingues Ribas, da De Bernt Entschev Human Capital, as
competências de liderança podem ser praticadas e desenvolvidas pelos
profissionais ao longo de uma carreira. “Um fator que pode ajudar nesta busca é
a participação em grupos nos quais existam oportunidades de gerenciar pessoas,
como em cursos de especialização, pós e idiomas”.
A consultora conta que, dessa forma, o indivíduo pode exercer a liderança como gestor de grupo e distribuir tarefas e prazos. “Praticar a liderança é extremamente produtivo, pois permite ao profissional vivenciar exemplos reais de gestão de pessoas, bem como analisar se tem perfil e prazer em liderar” comenta.
Quais são as competências, afinal?
A consultora conta que, dessa forma, o indivíduo pode exercer a liderança como gestor de grupo e distribuir tarefas e prazos. “Praticar a liderança é extremamente produtivo, pois permite ao profissional vivenciar exemplos reais de gestão de pessoas, bem como analisar se tem perfil e prazer em liderar” comenta.
Quais são as competências, afinal?
Cristiane
revela quais são essas competências e como elas devem ser praticadas. Confira
as sete principais:
1. Identificar e desenvolver talentos
1. Identificar e desenvolver talentos
Em vez de
mostrar novas ideias o tempo todo, o chefe deve saber orientar, desenvolver e
treinar as pessoas para que elas tragam novas ideias, na opinião da consultora.
Por isso, estar envolvido com os colaboradores é fundamental para valorizá-los
dentro de uma empresa e mostrar a eles que fazem parte da instituição.
2. Planejar e definir metas
2. Planejar e definir metas
Segundo a
especialista, além de um planejamento de carreira, ou seja, conhecer onde se
quer chegar e como pretende chegar, o processo de liderança envolve o ato de aproximar
a equipe, definindo o papel e as tarefas de cada integrante do grupo e
auxiliando-os a focar na entrega dos resultados e no cumprimento das metas.
3. Abrir mão do reconhecimento em prol da equipe
3. Abrir mão do reconhecimento em prol da equipe
Saber
nomear e dividir as conquistas com toda a equipe, em vez de reclamar as glórias
somente para si, é outra competência essencial para um líder. “É importante
saber reconhecer a parcela de contribuição de cada integrante da equipe e
valorizar as ideias de cada um. Isso os incentiva a continuar contribuindo para
o sucesso do grupo”, comenta Cristiane.
4. Ser resiliente
4. Ser resiliente
Com o
dinamismo atual do mercado, os gestores precisam ser ágeis e focados nas
soluções, em vez de lamentar sobre os problemas, explica a consultora. “Os
líderes devem ter bom equilíbrio emocional para saber lidar com situações
difíceis e desafiadoras de maneira mais produtiva e assertiva. Desta maneira,
não perdem a cabeça em momentos de conflito ou crise”.
Um líder
resiliente é positivo em relação aos problemas e procura encontrar a melhor
solução com tranquilidade e assertividade. Além disso, é flexível e aceita com
maior facilidade as novidades e propostas.
5. Escutar
5. Escutar
Além de
se comunicar e relacionar com facilidade, um bom líder precisa, antes de tudo,
saber escutar – que é diferente de saber ouvir. Escutar significa considerar as
propostas feitas, estar atento aos que os demais dizem, perceber e compreender
as informações que a empresa lhe repassa. “É o ato de se preocupar com o que
está ouvindo e compreender essas informações, demostrando assim interesse real
pelas pessoas e pelo que dizem”, diz Cristiane.
6. Servir de exemplo
6. Servir de exemplo
Para ser
um bom gestor, o líder precisa servir de exemplo a seus subordinados. Humildade
e respeito são características intrínsecas para uma gestão eficaz. “Ser humilde
permite ter uma equipe capaz de brigar e defender seus ideais. Isso acontece
porque acreditam no papel do líder como conciliador e porque ele sabe
reconhecer a capacidade, o conhecimento e o valor moral de seu time”.
7. Gerenciar
7. Gerenciar
O papel de gestão envolve muitos conflitos, processos,
riscos e envolvimento com pessoas. “O profissional deve ter capacidade de
avaliar situações e obter resultados, incentivar o trabalho em equipe e
realizar feedbacks aos funcionários. A incapacidade de lidar em grupo,
inclusive, é o principal fator eliminatório de candidatos a cargos executivos”.
Fonte: www.infomoney.com.br
Fonte: www.infomoney.com.br
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