Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Otimizando o estudo

Conheça estratégias para melhorar as suas anotações na sala de aula

anotando.jpg
Fazer anotações é a melhor maneira de memorizar um conteúdo e estudar o que foi dado em sala de aula em casa. Entretanto, se as anotações não forem organizadas ou relevantes, elas pouco ajudarão nos estudos. Por isso, confira 4 estratégias diferentes para melhorar as suas anotações em sala de aula:

1 - Método Cornell
O Método Cornell, criado pela Universidade de Cornell, é uma das melhores estratégias para rever o conteúdo dado em sala de aula. Com ele, o aluno cria duas colunas em um papel: a primeira para as palavras chaves, enquanto a segunda para a explicação da palavra-chave. No fim da página, o aluno pode escrever a relação entre os conteúdos.

2 - Mapeamento
Por meio do mapeamento, o estudante pode compreender mais facilmente a lógica de um assunto e tirar suas próprias conclusões. Ele consiste em escrever um conceito inicial no topo da página e criar setinhas com assuntos relacionados a ele, assim como a própria explicação de cada um deles. Eles são ótimos para dar uma noção de totalidade de um conteúdo e relacionar diferentes conceitos.

3 - Frases
A mais utilizada pelos alunos, que é o método das frases, também pode ser aprimorada. Ao invés de escrever exatamente o que o professor diz, o aluno pode desenvolver uma caneta "marca texto mental" e somente registrar frases e definições importantes. Caso o professor fale muito rápido, é interessante utilizar códigos e abreviações para facilitar a escrita.

4 - Tabelas
Principalmente para matérias que possuem muitas definições e conceitos, como Biologia, as tabelas podem facilitar na hora de estudar. Divida a folha de acordo com as quantidades de termos e vá escrevendo a definição de cada um deles, utilizando exemplos, caso necessário.

Fonte: Universia
Matéria divulgada no site do Conselho Federal de Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário