Frase da Semana/Pensamento/Poema:
Agência Brasil
Agenda e Notícias Tributárias
- Acórdãos Conselho de Contribuintes
- Agenda Tributária Federal
- Declarações e Demonstrativos Federais
- Empresas & Negócios
- Legislação Federal por Assunto
- Legislação Federal por Ato Legal
- Mapa de Empresas
- MEI - Microempreendedor Individual
- Painel Mapa de Empresas
- Perguntas e Respostas da Pessoa Física 2022
- Perguntas e Respostas Pessoa Jurídica 2022
- Perguntas Frequentes Receita Federal
- Pesquisa Ementário de Processos de Consulta da Receita Federal
- Pesquisa Ementário dos Acórdãos das Delegacias da Receita Federal de Julgamento
- Portal do Empreendedor
- Publicações Receita Federal do Brasil
- Sistema de Informações Jurídico-Tributárias - SIJUT
- Soluções de Consultas e de Divergências
- Tributos Federais administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil
Supremo Tribunal Federal
Senado Federal
Câmara notícias - Câmara dos Deputados
Consultor Jurídico
Conteúdo Contábeis
Notícias do Tribunal Superior do Trabalho
Secretaria da Fazenda- Notícias
Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH
Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul
Assembleia Legislativa RS – Notícias
CRC-RS - Central de Notícias
QuartaRH
Economia
Portal Carreira & Sucesso
Jornal do Comércio RS
BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português
Jornal do Comércio Caderno Contabilidade
sábado, 31 de outubro de 2009
Feira do Livro de Porto Alegre
SUS deve fazer cirurgias com uso de robôs até 2010
A Fábula do Porco-Espinho
Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir, a juntar-se mais e mais. Assim cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se, enfrentando por mais tempo aquele inverno tenebroso. Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte. E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos.
Dispersaram-se por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes. Doíam muito…….
Mas, essa não foi a melhor solução: afastados, separados, logo começaram a morrer congelados.Os que não morreram, voltaram a se aproximar, pouco a pouco, com jeito, com precauções, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas suficiente para conviver sem ferir, para sobreviver sem magoar, sem causar danos recíprocos. Assim, aprendendo a amar, resistiram a longa era glacial. Sobreviveram.
"Quanto mais nos ocupamos com a felicidade dos outros, maior passa a ser nosso senso de bem-estar. Cultivar um sentimento de proximidade e calor humano compassivo pelo outro, automaticamente coloca a nossa mente num estado de paz. Isto ajuda a remover quaisquer medos, preocupações ou inseguranças que possamos ter, e nos dá muita força para lutar com qualquer obstáculo que encontrarmos. Esta é a causa mais poderosa de sucesso na vida."
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Palestra sobre Rotinas Trabalhistas - TVCRCRS
http://www.hotmedia.com.br/tvcrcrs/
Código de Ética Profissional
7ª edição. Porto Alegre, CRCRS: janeiro de 2009.
Clique aqui para visualizar o arquivo (47KB)
Fonte:
http://www.crcrs.org.br/arquivos/livros/livro_etica.PDF
FALA COLEGA
Prossegue execução trabalhista contra a Vasp
Operação Flagelo II desarticula quadrilha que atuava em vários órgãos públicos
A Receita Federal do Brasil participa na manhã de hoje (30/10) da "Operação Flagelo II", organizada pela Polícia Federal e que contou também com a colaboração do INSS e do Ministério Público Federal, com o objetivo de reprimir crimes contra o sistema previdenciário no Estado do Pará.
A operação que envolve cerca de 300 policiais federais, além de servidores da Receita Federal, do Ministério da Previdência Social e da Força de Segurança Nacional, visa cumprir 70 Mandados de Busca e Apreensão e 58 Mandados de Prisão, expedidos pela Justiça Federal do Pará.
De acordo com as apurações, o esquema criminoso se organizava em vários núcleos;
1 - Núcleo de intermediários, encarregados de captar pessoas interessadas em obter benefícios previdenciários;
2 - Núcleo de servidores do INSS, incumbido de receber os pedidos de benefícios previdenciários e fazer falsos lançamentos nos sistemas informatizados para concessão de benefícios;
3 - Núcleo para obter empréstimos consignados no benefício fraudulento;
4 - Grupo utilizado para o saque de dinheiro nos bancos e;
5 - Núcleo encarregado de falsificar os documentos necessários a serem utilizados nas fraudes.
Durante as investigações ficou constatado que, além de 800 benefícios previdenciários fraudulentos, o grupo utilizaria os documentos falsos para realização de empréstimos consignados, tomada de empréstimos em bancos, constituição irregular de empresas e restituição indevida do Imposto de Renda.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social -Ascom/RFB
Contas públicas têm pior resultado para meses de setembro desde 2001
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Um Plano e Muitos Negócios - AYRA
Link:
http://www.tvcrc.com.br/programas_interno.php?programa=12&video=159
Fonte: Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro
Site: www.crc.org.br
STF aprova cinco novas súmulas vinculantes sobre temas diversos
As súmulas vinculantes têm o objetivo de pacificar a discussão de questões examinadas nas instâncias inferiores do Judiciário. Após a aprovação, por no mínimo oito ministros, e da publicação no Diário de Justiça Eletrônico (DJe), o verbete deve ser seguido pelo Poder Judiciário, Legislativo e Executivo, de todas as esferas da Administração Pública.
PSV 32 - Juros de mora em precatório
Por maioria, o Supremo aprovou verbete que consolida jurisprudência firmada no sentido de que não cabe o pagamento de juros de mora sobre os precatórios (pagamentos devidos pela Fazenda Federal, estadual e municipal em virtude de sentença judicial), no período compreendido entre a sua expedição – inclusão no orçamento das entidades de direito público – e o seu pagamento, quando realizado até o final do exercício seguinte, ou seja, dentro do prazo constitucional de 18 meses. Somente o ministro Marco Aurélio foi contra a aprovação do verbete.
- Verbete: “Durante o período previsto no parágrafo primeiro do artigo 100 da Constituição, não incidem juros de mora sobre os precatórios que nele sejam pagos”.
PSV 36 – Inelegibilidade de ex-cônjuges
Também por maioria, o Supremo aprovou verbete que impede ex-cônjuges de concorrer a cargos eletivos caso a separação judicial ocorra no curso do mandato de um deles. O ministro Marco Aurélio ficou vencido por acreditar que eventual vício na dissolução do casamento deve ser “objeto de prova”.
- Verbete: “A dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade prevista no § 7º do artigo 14 da Constituição Federal”.
PSV 40 – Taxa de coleta de lixo
Por unanimidade, o Supremo aprovou verbete que confirma a constitucionalidade da cobrança de taxas de coleta, remoção e destinação de lixo tendo por base de cálculo a metragem dos imóveis.
- Verbete: “A taxa cobrada exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis, não viola o art. 145, II, da CF.”
PSV 42 – GDATA
Por maioria, o Supremo aprovou súmula vinculante que reconhece o direito de servidores inativos de receberam a Gratificação de Desempenho de Atividade Técnico-Administrativa (GDATA). O ministro Marco Aurélio foi contra a aprovação do verbete. Para ele, a Constituição Federal permite tratamento diferenciado entre servidores da ativa e os inativos.
Já o ministro Dias Toffoli afirmou que a súmula vai acabar com processos múltiplos sobre o tema. Ele registrou inclusive que quando era advogado-geral da União editou súmula para impedir que a advocacia pública continuasse recorrendo de decisões que autorizavam o pagamento da gratificação, após decisão do Supremo que aprovou a legalidade da GDATA. Dias Toffoli exerceu o cargo de advogado-geral da União antes ser empossado ministro do Supremo, no último dia 23.
- Verbete: “A Gratificação de Desempenho de Atividade Técnico-Administrativa – GDATA, instituída pela Lei 10.404/2002, deve ser deferida aos inativos nos valores correspondentes a 37,5 (trinta e sete vírgula cinco) pontos no período de fevereiro a maio de 2002 e, nos termos do art. 5º, parágrafo único, da Lei 10.404/2002, no período de junho de 2002 até a conclusão dos efeitos do último ciclo de avaliação a que se refere o art. 1º da Medida Provisória 198/2004, a partir da qual para a ser de 60 (sessenta) pontos.”
PSV 21 – Depósito prévio
Por unanimidade, o Supremo aprovou súmula vinculante que impede a exigência de depósito prévio ou de arrolamento de bens como condição para apresentar recurso perante a Administração Pública.
- Verbete: “É inconstitucional a exigência de depósito ou arrolamento prévios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo”.
FK, RR/LF
Fonte: http://www.stf.gov.br/
Contabilizando o Sucesso
O projeto-piloto teve início em 1999, e sua proposta era de tornar o profissional da Contabilidade um parceiro capaz de ampliar, significativamente, a capacidade de atendimento dos sistemas, com foco no suporte gerencial às micro e pequenas empresas, de forma quantitativa e qualitativa. O sucesso inicial fez com que o Sebrae, em conjunto com o CFC, ampliasse o projeto a todos os estados brasileiros. Dados recentes revelam que 95% dos contabilistas alegaram que a participação no curso promovido pelo CFC e Sebrae gerou benefícios para sua empresa.
Aparelhos que gastam menosenergia terão imposto menor
Fim da DRU vai aumentar em R$ 9 bios recursos para educação em 2011
Operação Advento: Receita apreende drogas e medicamentos
A Receita Federal informa que desde o início da Operação Advento na última sexta-feira, foram apreendidos mais de 150 Kg de maconha e grande quantidade medicamentos, entre os quais:
- 1500 comprimidos de Pramil
- 400 comprimidos de Viagra
- 398 comprimidos de Cialis
- 1000 comprimidos de Hemogenin
A operação que visa combater o contrabando e o descaminho na região da tríplice-fronteira conta com a participação de 308 servidores, entre Analistas-Tributários, Auditores-Fiscais e demais cargos que compõem a casa, além de terceirizados.
Os dois helicópteros da Receita Federal estão sendo utilizados na operação, que se estenderá até o final do ano na região da tríplice fronteira.
Empresas de energia concordam em rever erro nas contas de luz
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Transmissão ao Vivo pela Internet Palestra Sobre Parcelamento LEI 11.941
NOVIDADE!
Fonte: www.crcrs.org.br
Receita Federal deflagra “Operação Ouro de Tolo” para fiscalizar grandes contribuintes
A operação teve início dia 19/10 com o envio dos Mandados de Procedimento Fiscal para 146 empresas, e se estenderá até 17 de dezembro.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Ascom
Site: www.receita.fazenda.gov.br
Brasil está aberto para negociar licença de importação de produtos argentinos
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Após a crise política, Senado reduz R$ 110 milhões em gastos
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Trabalhador “folguista” tem direito a turnos ininterruptos de revezamento
Pagamento da sétima parcela do Imposto de Renda tem prazo até o dia 30
Fonte: Agência Brasil
Câmara deve analisar nesta semana alterações no código de trânsito
Mais de 3,5 mil Microempreendedores já se inscreveram no Estado
domingo, 25 de outubro de 2009
O Arroz e as Flores
Ele vira-se para o chinês e pergunta:
- Desculpe, mas o senhor acredita mesmo que o defunto virá comer o arroz?
E o chinês responde:
- Sim, quando o seu defunto vier cheirar as flores.
Os Sete Sábios
Um rei muito sábio que observava a discussão aproximou-se e perguntou:
- O que vocês estão discutindo?
- Estamos tentando descobrir qual de nós é dono da verdade.
Ao escutar isso, o rei, imediatamente, pediu a um de seus servos que levasse sete cegos e um elefante até o seu castelo. Quando os cegos e o elefante chegaram ao palácio, o rei mandou chamar os sete sábios e pediu-lhes que observassem o que aconteceria a seguir.
O sábio rei pediu aos cegos que tocassem o elefante e o descrevessem, um de cada vez.
O primeiro cego tocou a tromba do elefante e disse:
- É comprido, parece uma serpente.
O segundo tocou-o no dente e disse:
- É duro, parece uma pedra.
O terceiro segurou-lhe o rabo e disse:
- É cheio de cordinhas.
O quarto pegou na orelha e disse:
- Parece um couro bem grosso.
E assim, sucessivamente, cada cego descreveu o elefante de acordo com a parte dele que estava tocando.
Quando todos terminaram de descrever o animal, o rei perguntou aos sete sábios:
- Algum desses cegos mentiu?
- Não! - responderam os sábios em coro – Todos falaram a verdade.
Então, o rei perguntou:
- Mas algum deles disse realmente o que é um elefante?
- Não, nenhum cego disse o que é um elefante, mesmo porque cada um tocou apenas uma parte dele - disse um dos sábios.
- Vocês, sábios, que estão discutindo quem é dono da verdade, parecem cegos. Todos estão falando a verdade, mas, como os sete cegos, cada um se refere apenas a uma parte dela – disse o sábio rei, concluindo: - Ninguém é dono da verdade, porque ninguém a detém por inteiro. Somos donos apenas de parte da verdade.
Autor desconhecido
Do livro: Valores Humanos – a revolução necessária
Izabel Ribeiro All Print Editora
Fonte: Site http://www.golfinho.com.br/
Aprenda a reconhecer uma verdadeira nota de real
O Banco Central do Brasil crio um site específico com material informativo, vídeos e teste para ver se você conhece o nosso dinheiro. Esta é uma campanha importante, com a estabilidade economica a falsificação do dinheiro aumenta.
Copa do Mundo e Olimpíada começam a gerar investimentos
Negociadores brasileiros acompanham atentamente eleições no Uruguaias
sábado, 24 de outubro de 2009
O Mercado de Trabalho da Contabilidade - TV CRC/SP
- TV CRCSP Conversa aborda o Mercado de Trabalho da Contabilidade.
- Link => http://www.crcsp.org.br/portal_novo/webtv.asp
Ministérios e Congresso Nacional não funcionam na segunda-feira
Fonte: Agência Brasil
Pensão por morte
Se o óbito ocorrer após a perda da qualidade de segurado, os dependentes terão direito a pensão desde que o trabalhador tenha cumprido, até o dia da morte, os requisitos para obtenção de aposentadoria pela Previdência Social ou que fique reconhecido o direito à aposentadoria por invalidez, dentro do período de manutenção da qualidade do segurado, caso em que a incapacidade deverá ser verificada por meio de parecer da perícia médica do INSS com base em atestados ou relatórios médicos, exames complementares, prontuários ou documentos equivalentes.
Nota
A cota individual do benefício deixa de ser paga: pela morte do pensionista; para o filho ou irmão que se emancipar, ainda que inválido, ou ao completar 21 anos de idade, salvo se inválido; quando acabar a invalidez (no caso de pensionista inválido). Não será considerada a emancipação decorrente de colação de grau científico em curso de ensino superior.
A pensão poderá ser concedida por morte presumida mediante ausência do segurado declarada por autoridade judiciária e também nos casos de desaparecimento do segurado em catástrofe, acidente ou desastre (neste caso, serão aceitos como prova do desaparecimento: boletim de ocorrência policial, documento confirmando a presença do segurado no local do desastre, noticiário dos meios de comunicação e outros).
Nesses casos, quem recebe a pensão por morte terá de apresentar, de seis em seis meses, documento da autoridade competente sobre o andamento do processo de declaração de morte presumida, até que seja apresentada a certidão de óbito.
O benefício pode ser solicitado pelo telefone 135, pelo portal da Previdência Social na Internet ou nas Agências da Previdência Social, mediante o cumprimento das exigências legais. O pedido de pensão por morte, se o segurado recebia outro benefício da Previdência Social, poderá ser feito aqui.
Legislação específica
Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991 e alterações posteriores;
Decreto nº 3.048, de 6 de maio 1999 e alterações posteriores;
Instrução Normativa INSS/PRES nº 20 de 10/10/2007 e alterações posteriores.
Dúvidas freqüentes sobre:
Serviço nas agências da Previdência Social:
Fonte: Ministério da Previdência e Assistência Social - Site: www.mpas.gov.br
Fator previdenciário
* Veja tabela do fator previdenciário
A fórmula do fator previdenciário é:
- Cinco anos para as mulheres
- Cinco anos para os professores que comprovarem efetivo exercício do magistério no ensino básico, fundamental ou médio
- Dez anos para as professoras que comprovarem efetivo exercício do magistério no ensino básico, fundamental ou médio.
Fonte: Ministério da Previdência e Assistência Social
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
STJ aumenta indenização por morte decorrente de demora em atendimento
Fonte: Coordenadoria de Editoria e Imprensa
Nosso dinheiro
1 – RECONHECIMENTO DO REAL
Desde 2002, o Banco Central possui um programa de divulgação permanente junto a um público diversificado, que abrange desde trabalhadores do comércio e de instituições financeiras até estudantes e policiais. Esse programa consiste em cursos e palestras para a apresentação das principais características de segurança do Real, visando a inibir a circulação de cédulas suspeitas de falsificação.
Com a atual campanha, o BC pretende ampliar esse conhecimento para toda a população e simultaneamente incentivar e disseminar o hábito de se verificar as cédulas para checar sua autenticidade. A partir desta ação, o BC espera uma redução do número de cédulas falsas no país.
Existem atualmente 15,1 bilhões de moedas metálicas do Real em circulação – uma proporção de cerca de 79 moedas metálicas por brasileiro, um padrão internacional. No entanto, estima-se que menos de 50% desse volume esteja efetivamente circulando, o que gera transtornos nas transações comerciais de varejo, ou seja, falta de troco em praticamente todas as regiões brasileiras. A atual campanha visa reverter este cenário de baixa circulação de moedas metálicas, estimulando a população a usá-las no seu dia-a-dia e retornar as moedas entesouradas à circulação, o que pode inclusive levar à redução do gasto público com produção de novas moedas.
As Muitas Faces da China
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Eleições do CRCRS 2009
- DATA E HORÁRIO DA ELEIÇÃO
Dia 12/11/09, das 10 às 18 horas, ininterruptamente, pelo portal http://www.cfc.org.br/ ou http://www.crcrs.org.br/ (com link de acesso ao portal do CFC). - SISTEMA DE VOTAÇÃO
A eleição de 2/3 dos membros do Plenário deste Conselho, em novembro próximo, será realizada por SISTEMA ELETRÔNICO INFORMATIZADO EXCLUSIVAMENTE VIA INTERNET, com concordância expressa das duas chapas habilitadas. NÃO HAVERÁ, portanto, MESAS ELEITORAIS no CRCRS, nas Delegacias ou Escritórios Regionais.
Para votar, será remetida, pelo CFC, nos próximos dias, correspondência a todos os inscritos com registro em vigor no CRCRS, com instruções para o exercício do voto, que é pessoal e intransferível. O voto poderá ser exercido em qualquer computador conectado à Internet. - QUEM DEVE VOTAR
Todo Contador e Técnico em Contabilidade com registro definitivo em vigor (originário ou transferido) e registro provisório.• O voto será facultativo para quem já tiver completado, em 12/11/09, 70 anos de idade.• O portador de registro secundário deverá votar no Conselho em que tiver seu registro principal, de origem (definitivo, transferido ou provisório)
IMPORTANTE: Somente quem estiver em situação regular no CRCRS poderá votar. Como situação regular entende-se o profissional com registro ativo no CRCRS e sem débito de qualquer natureza. No caso de parcelamento, estando em dia, o profissional estará apto para votar. - ELEITORES EM TRÂNSITO
Há duas situações:
1) Com registro em outros Estados:Não votam no CRCRS. Devem votar no CRC do seu registro definitivo ou provisório.
2) Com registro no CRCRS:Estes se estiverem em dia, deverão votar pela Internet, em qualquer local. Se em débito, devem antes regularizar a sua situação no CRCRS para que possam votar. - NÃO-VOTANTES SE SUJEITAM À MULTA
Quem deixar de votar e não justificar a sua ausência dentro de 30 dias estará sujeito à multa de R$ 84,00, de acordo com o estabelecido pela Resolução CFC nº 975/03, com as alterações da Resolução CFC nº 1.169/09. - JUSTIFICATIVA POR AUSÊNCIA À ELEIÇÃO
A justificativa por omissão de voto deverá ser apresentada ao CRCRS, pelo profissional, após a votação, ou seja a partir de 13/11/09 até 12/12/09. A justificativa somente poderá ser considerada se enquadrada em uma das seguintes situações:
1) impedimento legal ou força maior;2) enfermidade;3) ter o profissional completado 70 (setenta) anos de idade, até a data da eleição.
Profissionais com 70 anos de idade completos em 12/11/09 e que não votarem, a justificativa será automática, não sendo necessária a sua formalização, já que o voto, neste caso, é facultativo.
A justificativa poderá ser apresentada por correspondência ou por meio eletrônico. Neste caso, pelo próprio sistema de votação via Internet. - CHAPAS HABILITADAS
As duas chapas habilitadas para a eleição de novembro próximo tem as seguintes composições: - CHAPA 1
- CHAPA 2
Fonte: CRCRS - http://www.crcrs.org.br/eleicao2009/
Rádio Web - Porto Alegre
Link=> http://www2.portoalegre.rs.gov.br/radioweb/
Internautas acessam Internet via wireless no Mercado Público
Seminários de Educação Fiscal mobilizam 60 municípios
Depois de cumprida a primeira parte, a programação segue no interior do Estado. Estão agendados mais dois seminários, ambos na região Nordeste do Rio Grande do Sul: em Vacaria, no dia 20 de outubro, e em Lagoa Vermelha, no dia 21.
Os seminários terão presença de representantes das secretarias estaduais da Fazenda e da Educação, que em parceria executam e coordenam o programa. Pela Fazenda, palestrarão Alexandre Bortolini, Edemar Castaman e Sílvia Grewe, e pela Educação, Jeanéte Scherer, todos integrantes do Gde Educação Fiscal Estadual (Gefe-RS).
Além da conscientização dos participantes, os seminários têm como principal objetivo apresentar e disseminar os resultados obtidos pelos municípios organizadores dos eventos para as cidades vizinhas. “O que nós queremos é que as cidades demonstrem umas às outras as suas atividades, troquem experiências e possam aproveitar iniciativas bem sucedidas de um município em outro. Por exemplo, Lagoa Vermelha vai apresentar no seminário o vencedor do concurso de Desenho e Redação organizado por eles” ilustra Silvia Grewe.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
www.sefaz.rs.gov.br
Supremo fixa em 30 dias prazo para autoridades convocadas como testemunha prestarem depoimento
Para evitar que as autoridades possam acabar obstando o regular andamento dos processos em que são chamadas a testemunhar, retardando seus depoimentos à Justiça, o ministro propôs que fosse dado o prazo de trinta dias, após o qual a prerrogativa deixaria de ter validade.
Para o decano da Corte, ministro Celso de Mello, mesmo que não seja o caso dos autos, esse recurso é muitas vezes utilizado “para procrastinar intencionalmente o normal desfecho de uma causa penal”. O ministro considerou a proposta do ministro Joaquim Barbosa plenamente compatível com as exigências de celeridade e seriedade. Celso de Mello lembrou, ainda, que além da EC 1/69, a Carta de 1967 já contava com dispositivo idêntico (artigo 34, parágrafo 5º).
Todos os ministros presentes à sessão acompanharam o relator, e ressaltaram que esse entendimento pode passar a ser adotado, a partir de agora, individualmente pelos relatores dos processos, tanto no STF quanto nas demais instâncias judiciais. De acordo com a ministra Ellen Gracie, o caso é emblemático, e “vai permitir que processos em toda a Justiça efetivamente tramitem com mais celeridade”.
MB/LF
IBGE: desemprego atinge menor nível desde dezembro
Ausência de concurso público dá direito apenas a FGTS e salário
Receita apreende US$ 300 mil no Aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro
No total, foram apreendidos 6.400 aparelhos MP5, centenas de relógios, réplicas das marcas Bulgari, Rado, Tag Heuer, entre outras; e centenas de peças de roupa, bolsas e calçados, também suspeitos de serem cópias, das marcas Nike, Hugo Boss, Lacoste, Chanel, Dolce & Gabana, Gucci e Armani, entre outros itens.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Ascom
Receita exige assinatura digital para envio de declaração de pessoa jurídica
Fonte: Agência Brasil
Receita Federal deflagra “Operação Mansões”
A Receita Federal do Brasil — por meio de suas 25 Delegacias no estado de São Paulo — deu início à convocação de 10 mil proprietários de obras de construção civil de alto padrão, localizadas principalmente em condomínios fechados, para cobrar o recolhimento as contribuições previdenciárias incidentes sobre a massa salarial dos trabalhadores empregados nessas edificações.
Os primeiros 10 mil contribuintes inadimplentes foram detectados através das matrículas das construções na Receita Federal e também por meio do cruzamento com as informações sobre Alvarás e Habite-se encaminhadas mensalmente pelas Prefeituras Municipais.
Nessa quinta-feira, o Secretário da Receita Federal do Brasil, Otacílio Dantas Cartaxo, acompanhou o lançamento da operação em São Paulo, onde afirmou que a iniciativa servirá de base para a realização de ações semelhantes nas demais regiões do país. “A determinação é levar essa experiência piloto a todos os estados do país”, anunciou.
Irregularidades – foram localizadas milhares de residências com centenas de m2 de área construída, em regiões serrana e litorânea paulistas sem qualquer recolhimento da contribuição previdenciária. O mesmo ocorre, embora em menor grau, em condomínios fechados de casas de alto padrão em regiões metropolitanas.
“A maioria dos proprietários recolhe regularmente a contribuição previdenciária, e o papel da Receita Federal do Brasil é tratar aqueles casos de exceção com vigor e os rigores da Lei”, afirma o Superintendente da Receita Federal do Brasil em São Paulo, José Guilherme Antunes de Vasconcelos. “Essa inadimplência é prejudicial às contas da Previdência Social, que arca com a aposentadoria e o auxílio-doença pagos aos trabalhadores da construção civil”, concluiu.
O proprietário que não quitar o débito previdenciário ficará sujeito à abertura de uma ação fiscal para o lançamento dos valores devidos, com cobrança do principal acrescido de multa de 75% e demais encargos legais, sem prejuízo de outras sanções administrativas e penais.
Todos os proprietários de obras novas são obrigados a comparecer à Unidade da Receita Federal do Brasil que jurisdiciona o local da obra – independentemente de prévia intimação do Órgão - para obtenção de matrícula do imóvel e recolhimento das devidas contribuições previdenciárias.
Construtoras - Além das verificações de obras de pessoas físicas, as Delegacias da Receita Federal no estado de São Paulo vão intensificar o combate à sonegação de contribuições previdenciárias por parte de empresas do setor da construção civil, para apurar índicios de empresas subcontratadas que, por sua vez, não efetuam o devido recolhimento de tributos. Mais de 200 ações fiscais já foram abertas durante o mês de outubro.
Primeiros Resultados – A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Jundiaí, que já concluiu a fase de intimação dos contribuintes, obteve como resultado a regularização espontânea (sem abertura de ação fiscal) com recolhimento da contribuição de 85% das obras inicialmente selecionadas.
Na região de Bauru, o recolhimento previdenciário atingiu R$ 4,8 milhões e está programada a notificação de 17 obras com área construída acima de 2 mil metros quadrados.
Em São José do Rio Preto, a Delegacia da Receita Federal realizou, no primeiro semestre, levantamento aéreo em regiões de condomínios fechados, com auxílio do Helicóptero da Receita Federal do Brasil empregado nas ações de combate ao contrabando e descaminho.
Contra a crise, BNDES pode emprestar 43% a mais no ano
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Artistas pedem no Congresso aprovação do fim dos impostos para CDs e DVDs
O que os novos administradores podem esperar para o futuro
Empréstimo pessoal tem a menor taxade juros desde 2004
Banco Central mantém taxa de juros em 8,75% ao ano
Empresas optantes do lucro presumido terão que utilizar certificado digital
Atualmente, as empresas tributadas com base no Lucro Real ou Arbitrado já tem a obrigatoriedade de transmissão de declarações para a RFB com a utilização de certificação digital.
A Receita alerta que a medida valerá a partir de 2010, mas se aplicará às declarações de qualquer exercício, não somente das referentes aos períodos de apuração de 2010.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Ascom
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Governo estima arrecadar R$ 4 bi por ano com IOF sobre estrangeiros
A medida, anunciada ontem pelo ministro Guido Mantega (Fazenda), prevê a cobrança de alíquota de 2% sobre aplicações de renda fixa e na Bolsa de Valores.
Multa de 10% do CPC não cabe em execução provisória trabalhista
Arrecadação de impostos federais tem nova queda em setembro
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
IBRACON - Videoteca
CPC Contabilização da Proposta de Pagamento de Dividendos
Dividendo Mínimo Obrigatório
11. Visando atender à conceituação de obrigação presente que consta do item 8 desta Interpretação, a parcela do dividendo mínimo obrigatório, que se caracterize efetivamente como uma obrigação legal, deve figurar no passivo da entidade. Mas a parcela da proposta dos órgãos da administração à assembléia de sócios que exceder a esse mínimo obrigatório deve ser mantida no patrimônio líquido, em ICPC_08 3
conta específica, do tipo "dividendo adicional proposto", até a deliberação definitiva que vier a ser tomada pelos sócios. Afinal, esse dividendo adicional ao mínimo obrigatório não se caracteriza como obrigação presente na data do balanço, já que a assembléia dos sócios ou outro órgão competente poderá, não havendo qualquer restrição estatutária ou contratual, deliberar ou não pelo seu pagamento ou por pagamento por valor diferente do proposto.
Comércio entre Brasil e Colômbia pode estimular economia dos países em 2010
Trabalho em câmera frigorífica dá direito a intervalo de 20 minutos
Brasil taxa capital estrangeiro para evitar real valorizado
domingo, 18 de outubro de 2009
TV Sebrae
- Juntos somos Fortes - Trata-se de curso em formato de mini-telenovela, com 5 capítulos de 18 minutos cada, destinado a quem quer começar a montar um negócio coletivo, envolvendo grupos de amigos ou pessoas da comunidade.Assista os vídeos >>
- Negócios & Soluções - Série contendo casos de sucesso e avaliações de consultores. São dezenas de programas de 25 minutos cada um, com a participação de pessoas especializadas e empreendedores. Aborda questões do dia-a-dia e do mundo dos negócios, além de trazer exemplos de planejamento, marketing, finanças, atendimento ao cliente e fluxo de caixa. Os vídeos oferecem ótimas dicas para o sucesso nos empreendimentos.Assista os vídeos >>
- Central de Negócios - Série composta por 6 programas, cada um com 14 minutos. Os programas são utilizados na sensibilização de empresários de vários ramos para a formação de centrais de negócios, que são grupos de empresas ou empreendedores que se juntam para reduzir custos na compra e venda de produtos. Também servem para a promoção de ações conjuntas que proporcionem a ampliação dos atuais negócios e ajudem a conquistar novos mercados.Assista os vídeos >>
- Parcerias de Sucesso - Disseminar as virtudes e as vantagens do associativismo é o objetivo dessa série, composta por 13 programas, cada um com 24 minutos de duração. Os vídeos abordam exemplos reais de parceiras construídas pelos empreendedores em vários pontos do País para alcançar êxito em seus pequenos negócios.Assista os vídeos >>
CINCO MACACOS NUMA JAULA
(Autor desconhecido).
Aposentadoria por tempo de contribuição
As mulheres têm direito à proporcional aos 48 anos de idade e 25 de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 25 anos de contribuição.
Para ter direito à aposentadoria integral ou proporcional, é necessário também o cumprimento do período de carência, que corresponde ao número mínimo de contribuições mensais indispensáveis para que o segurado faça jus ao benefício. Os inscritos a partir de 25 de julho de 1991 devem ter, pelo menos, 180 contribuições mensais. Os filiados antes dessa data têm de seguir a tabela progressiva.
A perda da qualidade de segurado não será considerada para a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição.
Nota:
O benefício pode ser solicitado por meio de agendamento prévio pela Central 135, pelo portal da Previdência Social na Internet ou nas Agências da Previdência Social, mediante o cumprimento das exigências legais.
De acordo com o Decreto 6.722, de 30 de dezembro de 2008, os dados constantes no Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS valem para todos os efeitos como prova de filiação à Previdência Social, relação de emprego, tempo de serviço ou de contribuição e salários-de-contribuição, podendo, em caso de dúvida, ser exigida pelo INSS a apresentação dos documentos que serviram de base à anotação. Da mesma forma, o segurado poderá solicitar, a qualquer momento, a inclusão, exclusão ou retificação das informações constantes do CNIS com a apresentação de documentos comprobatórios dos dados divergentes, conforme critérios definidos pelo INSS.
As informações sobre seus dados no CNIS poderão ser obtidas na Agência Eletrônica de Serviços aos Segurados no portal da Previdência Social, na opção “Extrato de Informações Previdenciárias" mediante senha de acesso obtida através de agendamento do serviço pelo telefone 135 ou na Agência da Previdência Social de sua preferência.
A inclusão do tempo de contribuição prestado em regimes próprios de previdência dependerá da apresentação de "Certidão de Tempo de Contribuição" emitida pelo órgão de origem. Para inclusão de tempo de serviço militar, é necessário apresentar Certificado de Reservista ou Certidão emitida pelo Ministério do Exército, Marinha ou Aeronáutica.
Caso suas informações cadastrais, vínculos e remunerações constem corretamente no Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, será necessário apresentar os seguintes documentos:
- Número de Identificação do Trabalhador - NIT (PIS/PASEP ou número de inscrição do contribuinte individual/facultativo/empregado doméstico);
- Documento de identificação (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, entre outros);
- Cadastro de Pessoa Física - CPF (documento obrigatório).
Se você não tiver certeza de que suas informações cadastrais, vínculos e remunerações estejam corretas é recomendável agendar o serviço Acerto de Dados Cadastrais ou Acerto de Vínculos e Remunerações através da Central 135, do Portal da Previdência Social ou diretamente em uma Agência da Previdência Social, devendo comparecer ao atendimento munido dos documentos relacionados abaixo, de acordo com a sua categoria de segurado.
Como ainda não possuem informações no CNIS, os segurados especiais devem apresentar os documentos relacionados na sua categoria.
Importante: Se foi exercida atividade em mais de uma categoria, consulte a relação de documentos de cada categoria exercida, prepare a documentação, verifique as exigências cumulativas e solicite seu benefício.
Legislação específica:
Serviço nas agências da Previdência Social:
Fonte: http://www.mpas.gov.br/