Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Impostos são 'calcanhar de Aquiles' do empreendedor brasileiro, diz CNI

Carga de tributos e legislação trabalhista são apontados como gargalos. Para vice-presidente da entidade, sistema tributário é de 'má qualidade'.

A carga de tributos sobre a produção e a contratação de funcionários foi apontada como o principal gargalo para o novo empresário nacional em evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) dentro da Semana Global do Empreendedorismo, nesta quinta-feira (19), em São Paulo.
De acordo com o vice-presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, dados do Banco Mundial mostram em números a “má qualidade” do sistema tributário nacional. Segundo ele, são necessárias 2,6 mil horas de trabalho ao ano, em média, para as empresas brasileiras pagarem todos os seus impostos. Na média dos países desenvolvidos, o tempo gasto é de 120 horas a cada 12 meses.
Andrade afirmou que é preciso que seja promovida uma “urgente desoneração dos investimentos na produção”. Segundo relatório do Banco Mundial, o Brasil perdeu duas posições em levantamento sobre o ambiente para novos negócios, ficando no 129° lugar entre 183 nações analisadas. Quando se levam em conta apenas os impostos, o país cai para a posição de número 150.
Para o vice-presidente da CNI, falta também segurança jurídica ao empreendedor brasileiro. Ele cita o exemplo da legislação trabalhista. Segundo ele, a Justiça do Trabalho não reconhece sistemas de banco de horas, considerados uma boa forma de empresários economizarem durante tempos de baixa de produção, liberando aqueles que trabalharam além do horário em outros períodos. “É uma insegurança jurídica muito grande.”
Fernando Scheller Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário