Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Presidente do CFC assume presidência da Academia Brasileira de Ciências Contábeis

Maria Clara Cavalcante Bugarim tomou posse no dia 19 de novembro, na Academia Brasileira de Ciências Contábeis, para um mandato de cinco anos, durante o X Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino, em Uberlândia - MG, em substituição ao contador Antoninho Marmo Trevisan.
Mais uma vez a professora e contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim faz história nas Ciências Contábeis brasileira ao se tornar a primeira mulher a ocupar a Presidência da Academia Brasileira de Ciências Contábeis - ABCC, sendo que, desde 2006, preside o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) - também a primeira mulher a assumir este alto cargo da Contabilidade do País, que faz a representação de mais de 410 mil profissionais atuantes em todo o Brasil.

A posse aconteceu dia 19, em Uberlândia, durante o X Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino - Prolatino, evento que está reunindo expoente da Contabilidade nacional e internacional para discutir temas de interesse da profissão e da sociedade como: Contabilidade Socioamienteal e Contabilidade Pública.
No ato de sua posse, Maria Clara já surpreendeu os acadêmicos ao apresentar o seu plano de gestão, para o período 2009-2014, que tem como principal meta fortalecer as Ciências Contábeis no País, agregando os mais renomados especialistas e estudiosos do tema, para fomentarem as discussões e estimularem os conhecimentos técnicos e científicos da profissão.
A primeira medida a ser adotada pela nova presidente da ABCC é de disseminar a Academia, criando núcleos de estudos em todos os Estados da Federação: "O objetivo é albergar todos os conhecimentos do pensamento doutrinário contábil dos estudiosos locais, estimulando-os à pesquisa e ao desenvolvimento teórico da profissão, visto que a parte normativa já está determinada por lei e controlada pelos órgãos reguladores."
Segundo Antoninho Marmo Trevisan, que passa o cargo após cinco anos, a indicação do nome de Maria Clara foi aceita por unanimidade pelos demais colegas acadêmicos. "A Bugarim vem fazendo um trabalho excepcional no CFC e sua vida acadêmica ativa, somada ao dinamismo, ao seu exemplo como mãe, mulher, esposa e ainda mais concluindo um Doutorado, falam por si só e mostram a excelente profissional que definirá os rumos da ABCC", enfatiza.
Academia
A Academia Brasileira de Ciências Contábeis - ABCC é uma instituição nacional sem fins lucrativos ou econômicos, atualmente com sede instalada na Cidade de São Paulo, Capital. Foi formalmente constituída em 18 de novembro de 1980 na Cidade de Curitiba, Paraná, tendo como presidente fundador Ivo Malhães de Oliveira.
Tem como objetivo promover, divulgar e valorizar atividades que contribuam para o desenvolvimento e estímulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico da Contabilidade. É constituída por 80 acadêmicos, representando todo o Brasil e reúne uma elite cultural cuja maioria é composta por doutores, escritores com currículos de alta expressão, alguns, como o Prof. Ynel Alves de Camargo, Prof. Dr. Olivio Koliver, Prof. Dr. Antônio Carlos Nasi, Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá, autores de obras famosas e premiadas internacionalmente. São também detentores da medalha de ouro João Lyra, a mais alta insígnia profissional outorgada pelo CFC.
Perfil Maria Clara
Maria Clara Cavalcante Bugarim é alagoana de União dos Palmares e assumiu a Presidência do Conselho Federal de Contabilidade em 2006. É professora e assessora pedagógica na Universidade de Fortaleza. Formou-se em Ciências Contábeis, em Administração de Empresas e em Direito. É pós-graduada em Auditoria, Administração e Recursos Humanos, Mestre em Controladoria e Contabilidade e doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Possui ampla experiência profissional em diversas atividades públicas, tendo atuado como auditora-geral do Estado de Alagoas, presidente do Conselho Regional de Alagoas e como presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade. Em agosto de 2007, durante 20ª Convenção dos Contabilistas do Estado de São Paulo, Maria Clara recebeu a Medalha Professor Hilário Franco, entregue aos Contabilistas que se destacaram na doutrina e pesquisa da Ciência Contábil. Em setembro de 2008, recebeu o título de imortal das Ciências Econômicas, Políticas e Sociais da Academia Nacional de Economia, no Rio de Janeiro.
De León Comunicação
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário