Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Palestra da presidente do CFC encerra I ConeCT

Após a fala da presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Maria Fernanda Ramos Coelho, a presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Maria Clara Cavalcante Bugarim, proferiu a palestra de encerramento do I Congresso de Contabilidade e Tributos dos Bancos Públicos (ConeCT), no início da tarde desta quinta-feira, dia 26, no auditório da Caixa Cultural, em Brasília. O evento foi realizado de 24 a 26 deste mês, numa realização conjunta da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. A presidente da Caixa Econômica Federal falou rapidamente e parabenizou os organizadores do Congresso, destacando que esse tipo de evento é importante para o aprimoramento do sistema de controle dos bancos. "É responsabilidade dos gestores públicos manterem esse tipo de diálogo", afirmou a presidente da Caixa.

Posteriormente, ao lado do gerente de Contabilidade e Tributos da Caixa, Raphael Rezende Neto, e do contador-geral do Banco do Brasil, Eduardo César Pasa, a presidente do CFC discorreu sobre o tema "O perfil do contador para o século XXI". Maria Clara apresentou os resultados de uma pesquisa realizada pelo CFC, no período de 1º de dezembro de 2008 a 30 de março de 2009. Nesse levantamento censitário da profissão no Brasil, foram ouvidos 19.918 profissionais, entre contadores e técnicos em contabilidade, com a finalidade de se obter dados socioeconômicos, profissionais, culturais e político-classistas, para se traçar o perfil do contabilista brasileiro.

À frente do órgão máximo da profissão contábil brasileira desde 2006, a presidente iniciou defendendo a relevância da profissão para o País; discorreu sobre a importância da participação dos contabilistas nas decisões nacionais; e, entre outros pontos, ressaltou a necessidade do envolvimento dos contadores nos programas de educação continuada desenvolvidos pelos Conselhos de Contabilidade (CFC e CRCs). Em seguida, Maria Clara citou que, atualmente, há 413.526 profissionais ativos - sendo 259.959 homens e 153.567 mulheres - e 72.722 organizações contábeis no Brasil. Segundo os resultados da pesquisa apresentados, 44,1% dos contabilistas encontram-se na faixa etária de 31 a 49 anos de idade; 60,9% dos profissionais têm curso superior e 38,8%, curso técnico; 50% tem de 1 a 2 dependentes; 70,5% dos profissionais têm mais de 15 anos de experiência na atividade; e 51,2% atuam na área da Contabilidade Comercial. A presidente do CFC comentou ainda sobre outros dados da pesquisa e anunciou que o documento completo com os resultados será publicado no site do CFC no mês de dezembro.
Fonte: Comunicação CFC - Conselho Federal de Contabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário