Para a consultora sênior da DBM, Irene Azevedo, os cursos profissionais que deverão ser tendência em 2011 estão ligados ao comportamento humano. "Cursos de coaching e liderança possivelmente estarão cheios de executivos nas salas de aula", afirma.
Segundo ela, essas demandas são originadas da percepção das pessoas de que devem se conhecer cada vez mais, para poder fazer face ao mundo corporativo cheio de tarefas. Além disso, os executivos querem fazer escolhas adequadas para suas vidas.
O comportamento - A mesma opinião é compartilhada pela coordenadora de cursos da Catho Educação Executiva, Etienne Carvalho, que chama a atenção para as competências comportamentais. "Sem essas competências, é impossível adquirir conhecimento técnico e pessoal. É o passo inicial, pois vemos que os desafios emocionais aparecem em maior escala do que os técnicos dentro das empresas", avalia.
Dentro das habilidades comportamentais, destaca-se o exercício da comunicação. "Antes de procurarem outra língua, as pessoas devem vencer a dificuldade de se expressarem no próprio idioma", diz a consultora da DBM.
A coordenadora de cursos da Catho concorda: "A comunicação interpessoal envolve o desenvolvimento de aptidões como feedback, negociação e compreensão", e ainda completa dizendo que os executivos irão buscar especialização em administração do tempo e planejamento estratégico.
Perspectivas - Irene avalia que, para o próximo ano, os profissionais deverão priorizar como especialização o aperfeiçoamento enquanto pessoa e líder dentro das empresas em que trabalham. Além disso, a consultora ainda acrescenta que, em 2011, novos cursos que prezem pelo auto-conhecimento serão procurados pelos executivos brasileiros.
Já para Etienne as pessoas buscam estes tipos de cursos porque descobrem que estão em uma zona de conforto, porque têm medo ou porque não avançam em uma determinada situação.
"Por meio dos sentimentos, você descobre quem realmente é, e passa a entender o que procura e como chegar a esse sonho. Em 2011, os executivos irão procurar conhecer suas emoções", conclui Etienne.
Fonte: Administradores.com
Matéria divulgada no site do Conselho Federal de Administração
Nenhum comentário:
Postar um comentário