Controle financeiro baseia-se na coordenação das atividades e avaliação da condição financeira da empresa. Por meio de relatórios financeiros elaborados a partir dos dados patrimoniais e da situação do fluxo de caixa. Controlar as finanças da empresa significa que o empresário tem consciência da situação financeira real em que se encontra. Isto é, significa saber qual é o melhor momento para se realizar investimentos ou não.
Fluxo de caixa refere-se ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico. Tem sua utilidade no controle de capital, estudo da viabilidade de um projeto antes de sua execução, identifica, com antecedência, o volume de fundos que será procurado em fontes de créditos, capta a confiança dos credores ao procurá-los com antecedência, controla os eventuais desvios identificados, em relação aos planos traçados, prevê possíveis aplicações para excesso de fundos e o uso eficiente e racional dos recursos disponíveis, entre outros.
E como utilizar essas ferramentas de maneira a otimizar o processo de gestão da empresa? O processo de controle financeiro e fluxo de caixa baseia-se no princípio de registro de contas. Então, primeiro é preciso providenciar o registro das contas a pagar e a receber, registro de caixa das entradas e saídas, controle de estoque, controle bancário. A análise patrimonial também se faz necessária nessa fase de registros para fins de comparação da situação financeira da empresa. Todo esse processo valerá para o conhecimento da situação financeira real da empresa e a criação de parâmetros para projeções futuras.
Estabelecido todo processo de registro, é preciso usar o fluxo de caixa para visualizar a situação atual da empresa e projetar uma situação futura, lembrando que os dados patrimoniais não entram na criação do fluxo de caixa. Ele deve conter em sua formulação todas as receitas da empresa, inclusive as não advindas do redito, e todas as despesas e custos, separados os fixos e variáveis. Além das previsões de recebimentos e pagamentos futuros.
A aplicação dessas ferramentas é bem simples e o controle financeiro se desdobra nas análises financeiras proporcionadas pelo fluxo de caixa da empresa. No decorrer dos períodos projetados pelo fluxo de caixa é possível acompanhar em quais meses haverá maior necessidade de capital e em quais sobra. Os investimentos podem ser acompanhados mês a mês através desse sistema de registro e controle. Sendo base para o empresário sobre a viabilidade em aumentar ou não os mesmos.
O fato é que o sucesso empresarial está ligado a diversos fatores não somente financeiros, porém o controle financeiro através do fluxo de caixa é com toda certeza uma ferramenta fundamental para manutenção do êxito alcançado e na busca de novos objetivos.
Fonte: www.gestopole.com.br
Matéria divulgada no site do Conselho Federal de Administração
Nenhum comentário:
Postar um comentário