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domingo, 28 de abril de 2013

O que é brevetagem?

Tornar o processo seletivo mais atraente e dinâmico é uma preocupação de muitas equipes de recursos humanos e é neste contexto que surgiu a brevetagem, ou seja, o processo de seleção que utiliza um ambiente virtual, normalmente redes sociais, para trocarem informações e atividades interativas. 

 
O que é brevetagem?

A brevetagem representa uma evolução natural do processo seletivo tradicional para o que chamamos de seleção 2.0, onde novas ferramentas e métodos de colaboração e participação são introduzidos nos processos organizacionais.

Um estudo recente feito pela McKinsey & Company, com mais de 4 mil executivos de todo o mundo, mostrou que as empresas que adotaram as tecnologias sociais ao dia-a-dia não só conseguiram novas oportunidades  como também aumentaram sua participação de mercado.

Este estudo reforça iniciativas recentes de empresas que estão substituindo gradativamente o uso do e-mail interno por ferramentas sociais, como por exemplo, redes sociais corporativas.

Segundo Rafael Ramos, sócio-diretor da Agência Tri, existe relatos de empresas que adotam a brevetagem com sucesso aqui no Brasil: HSBC, Brasil Foods e Natura são algumas delas. “O principal resultado está na qualidade do candidato selecionado, uma vez que se possibilita conhecê-lo melhor antes da efetivação da contratação”, afirma Ramos.

Rafael, responsável pela plataforma SuaRede, afirma que “o e-mail corporativo comprovadamente não é a ferramenta mais adequada para comunicação interna. Quem nunca presenciou casos como mensagens perdidas, destinatários errados, conhecimentos que se perdem com a rotatividade de profissionais?”.

A ferramenta por si só não deve ser implantada de forma isolada, mas alinhada a um grande projeto que promova maior colaboração entre os profissionais e que dissemine conceitos de arquitetura de informação.

“Nas redes sociais corporativas, todos os envolvidos na cadeia de negócios podem trocar informações, experiências, tudo isso centralizado em um único ambiente controlado pela empresa”, afirma Ramos sobre a importância da brevetagem.

Caso de sucesso com a utilização da brevetagem

Um exemplo de sucesso aqui no Brasil é o da Natura que no último processo seletivo de trainees da empresa, realizado em 2011, manteve o propósito de, além de selecionar candidatos para vagas de emprego, proporcionar uma oportunidade de desenvolvimento, aprendizagem e relação para os jovens (por meio de realização de atividades de autoconhecimento sem caráter avaliativo, por exemplo).

“A etapa inicial pressupunha que os candidatos interagissem entre si por meio de uma espécie de rede social. Entre as ferramentas disponíveis, estavam fóruns de discussão de temas estabelecidos pela empresa, comunicador instantâneo (chat) e atividades colaborativas que aconteceram online. A primeira fase do processo foi eletiva: os candidatos que complementaram as atividades foram convidados a seguir no processo seletivo”, conta Andréa Vernacci, gerente de educação corporativa e atração da Natura.

Para 2013, o modelo pode ter modificações, porém, permanece com o foco de autoconhecimento, aprendizagem e relacionamento. “Todos os investimentos que fazemos não fariam sentido se essa busca também não estivesse presente nos processos de atração de novos colaboradores. Nossa estratégia de recrutamento e seleção tem sido aprimorada ao longo dos anos para atrair profissionais não apenas tecnicamente qualificados, mas com propósitos de vida alinhados aos da Natura”, enfatiza Andréa.

Os resultados são muitos: aumento da inovação, funcionários mais motivados e participativos, diminuição de erros nos processos e melhora no aprendizado coletivo.

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