O artigo tratará de algumas dicas que as
empresas buscam nos profissionais que nelas trabalham, atitudes que
podem fazer a diferença no dia a dia para melhorar a empregabilidade
nesse mundo tão competitivo
As
empresas precisam de resultados rentáveis para gerar mais empregos, por
trás desse conceito e para fazer a diferença precisam de profissionais
que busquem sair da zona de conforto, onde assumir riscos (calculados)
fazem parte da vida de qualquer um.
Abaixo alguns diferenciais destacados:
- Liderança - Assumir a liderança é resultado de
dominar a área em que atua e saber lidar e interagir com pessoas. Não
precisa ser “chefe” para exercer a liderança nem “mandar em pessoas”, um
bom líder é aquele que é seguido pelas suas atitudes, ética e
determinação, uma pessoa que se posiciona no momento certo buscando
sempre contribuir com melhorias e fazendo a diferença e equilibrando a
competência técnica e comportamental.
- Comunicação – A comunicação é uma das mais
importantes competências comportamentais e fundamental para as pessoas,
saber se expressar e se comunicar passando de maneira objetiva e direta o
que realmente deseja falar são um dos diferenciais identificados.
- Flexibilidade e capacidade de adaptação a mudanças
– A flexibilidade é fator importante nos dias de hoje, pois a todo o
momento temos modificações nas organizações e temos que nos adaptar o
mais rápido possível, nos tornando mais ágeis nos processos de
transformação tão constantes em nosso dia a dia.
- Entusiasmo para aprender – Não dá para ficar na
zona de conforto, é necessário ser curioso, buscar novos desafios,
aprender sempre mais para ampliar sua visão sistêmica, ser mais dinâmico
com sede de conhecimento.
- Conhecimento de idiomas e informática – Com as
empresas cada vez mais ampliando seus mercados idioma e informática são
fundamentais e fazem a diferença na hora da contratação e no
desenvolvimento das pessoas.
- Engajamento nos resultados da equipe – O ideal não
é trabalhar sozinho, em equipe geramos melhores resultados, por isso
precisa-se de pessoas engajadas e que tenha esse espírito de trabalhar
em grupo.
- Ambição de carreira – Pessoas que tem ambição de
carreira são as que ficam na zona de aprendizado, que buscam resultados
diferentes e para isso se desafiam a todo o momento, surpreenda sempre, é
um grande diferencial. Porém a chave para alcançar o sucesso é
descobrir qual sua ambição e saber usá-la, perguntando a si mesmo: do
que eu gosto? no que sou bom? Quem conseguir definir melhor essas
questões pode focar melhor seus objetivos.
- Escrever com clareza e de acordo com cada situação
– uma boa ortografia e clareza nas palavras ajudam muito na hora de
apresentar um projeto, treine, exercite e procure fazer sempre o seu
melhor, quanto mais leitura melhor a escrita. Situações adversas podem
acontecer a qualquer momento nessa hora é importante saber como agir,
não por impulso, mas sim de maneira mais adequada com cada situação.
- Ser criativo ao resolver problemas e tomar decisões
– Desenvolva sua capacidade criativa para resolver problemas, sugira
sempre novas ideias e aproveite onde você domina o assunto e faça a
diferença. Importante também que o profissional tenha convicção e
atitude na tomada de decisão, ficar em cima do muro não adianta nada.
Se alguém vai fazer a diferença na sua vida, é você mesmo, não dê
essa oportunidade para os outros, tome a “rédea” de sua carreira, sugiro
que crie um mapa de oportunidades para, inicialmente despertar
interesse, e mesmo sabendo que sorte e oportunidade só acontecem para
quem está preparado, esse mapa deve conter: em curto e médio prazo, as
ideias de onde você está e para onde quer chegar, uma vez isso definido,
gere ações para atingir suas metas com prazos.
Mensagem:
“Para chegar aonde a maioria não chega, é preciso fazer o que a maioria não faz...”
Fonte: www.administradores.com.br
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