Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Seminário IFRS é realizado no Rio de Janeiro

Comunicação CFC

Foi realizado nesta terça-feira (4) o Seminário IFRS para Pequenas e Médias Empresas, no auditório do BNDES, no Rio de Janeiro (RJ). O evento contou com a presença de lideranças contábeis, presidentes de Conselhos Regionais e conselheiros do CFC. A Mesa de Honra foi composta pelos presidentes do BNDES, Luciano Coutinho, e do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro; pelo diretor do IASB, Paul Pacter; pelo presidente do Conselho do Ibracon, Pedro Melo; pelo vice-presidente da Fenacon, Antonino


ifrs2



Ferreira Neves; e pelo diretor do BNDES, Maurício Borges.


O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse que o BNDES tem se empenhado para a disseminação do IFRS entre as empresas, bem como os profissionais que passarão a adotá-las. "O grande desafio será a adoção do IFRS pelas pequenas e médias empresas", avisa o presidente. O presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, disse que o evento representa o marco para a multiplicação dos conhecimentos a partir dos grupos e comissões que trabalham no CFC. Ainda segundo Juarez, há no Brasil um grande número de empresas de pequeno porte e é evidente que essas normas atingirão essas empresas. "O CFC vem participando ativamente para a implantação dessas normas", revela. Juarez, assim como o presidente do BNDES, disse que este será um grande desafio para a Contabilidade brasileira, mas que o Seminário ajudará na disseminação dos conhecimentos acerca da IFRS.

ifrs1


O diretor do IASB, Paulo Pacter, no seu rápido pronunciamento, disse estar muito "impressionado" com a forma com que o Brasil está conduzindo todo o processo de adaptação. "Acredito que todos aqui presentes são potenciais disseminadores. Temos que falar uma única língua para que profissionais e empresas possam entender a verdadeira importância da Contabilidade no contexto mundial", disse.

ifrs3


Na sequência, foi realizado o painel "Por que o Brasil está adotando os IFRS?", cujos painelistas Amaro Gomes (IASB) e o professor Nelson Carvalho (CPC) falaram da importância da adoção do Brasil aos padrões contábeis internacionais. Para finalizar os trabalhos do período da manhã, o diretor do IASB, Paul Pacter, fez uma explanação do impacto das IFRS para as PMES. Para o palestrante, a adoção e o desenvolvimento das IFRS são importantes para a linguagem universal entre os países. Segundo Pacter, após dois anos de experiência com as IFRS, será feita uma revisão da norma. "Identificaremos qualquer problema que porventura possa surgir e, a cada três anos, atualizaremos o conteúdo", comunica. No período da tarde, ocorreram o painel sobre os "Principais impactos da adoção do IFRS para PMEs" e a presentação de um projeto de treinamento em IFRS para PMES.


Fonte: Conselho Federal de Contabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário