A evolução dos meios de comunicação como celulares, computadores e internet deixou o mundo cada vez mais veloz. Resultado disso é que, para muitas pessoas, um dia com 24 horas parece pouco para a quantidade de tarefas que precisam cumprir.
Uma dessas pessoas é o administrador Paulo César Souza. Depois de perder uma reunião de negócios no nordeste por não conseguir administrar o tempo, ele mudou a sua rotina e passou estabelecer prioridades e a organizar os compromissos em uma agenda.
Para ajudar os profissionais como Paulo a organizar melhor o tempo, a Career Center, consultoria especializada em gestão estratégica de Recursos Humanos e Carreiras, elaborou uma lista de cuidados que devem ser seguidos para evitar o estresse. A primeira recomendação é avaliar o tempo necessário e estabelecer prazos para a realização das tarefas.
Outra dica é aprender a usar as horas disponíveis de forma mais produtiva e, antes de começar a trabalhar, planeje o dia. É importante, ainda, saber delegar tarefas e, se for preciso, conte com a ajuda de uma secretária. Saber dizer não nas horas certas, manter a mesa organizada, ter em mãos uma agenda e ser objetivo são indispensáveis também.
Segundo os consultores, quem não administra bem o tempo não tem qualidade de vida e sofre de estresse. Uma má administração do tempo aumenta a predisposição à irritação, cansaço físico e psicológico afetando a produtividade do dia-a-dia.
Com isso, a pessoa acaba cometendo erros por falta de atenção, bloqueiam inovações por falta de visão e criam um clima de tensão que dificulta o trabalho. Portanto, é importante seguir outra dica dos consultores: estabeleça tempo para atividades isoladas, como elaborar ideias.
Fonte: Jornal do Brasil
Site CFA - Conselho Federal de Administração
Nenhum comentário:
Postar um comentário