A palavra coaching significa treinamento em português. Inicialmente ela foi usada no esporte para denominar a atividade da pessoa que ajuda um atleta a treina. Depois, ela se espalhou para outras áreas e, na década de 1980, passou a ser usada no mundo corporativo.
Porém, ao contrário do que a palavra remete, coaching não é um treinamento e sim um processo que oferece às pessoas as ferramentas e as oportunidades que elas precisam para se desenvolverem. “O coach busca ajudar o seu cliente a conhecer melhor seus recursos e, conseqüentemente, fazer melhor uso deles em busca de resultados. Ele é o olhar externo que ajuda o cliente a perceber pontos que, sozinho, muitas vezes ele não consegue enxergar”, explica Maurício de Paula, um primeiros profissionais a atuar com coach no Brasil.
Em resumo, o coaching não significa dizer às pessoas o que se deve fazer, mas sim ajudá-las a avaliar o que estão fazendo levando em consideração seus objetivos, valores e sonhos. Entre as formas mais comuns de aplicar o coaching está a realização de sessões individuais. A duração vai variar de acordo com a necessidade do cliente. Durante o processo, o coach aborda aspectos comportamentais, os resultados e a carreira do cliente.
Segundo Maurício, o coaching é a apenas um facilitador que direciona à luz. Quem irá encontrar o caminho é o cliente. “Se ele estiver aberto para o processo, ele conseguirá transformar os problemas em oportunidades”, diz. Entretanto, é comum os empresários procurarem o coaching quando já estão com problemas dentro das empresas. Nesses casos, o profissional irá ajudar o gestor a perceber onde estão os pontos que bloqueiam o desenvolvimento da empresa. Porém, é interessante que ele busque o coaching para se organizar melhor visando conquistar melhores resultados e se antecipando aos problemas.
Entre os benefícios do coaching estão o crescimento em maior velocidade, alinhamento junto às equipes, eficiência e capacitação do trabalho. O processo também ajuda a clarear os objetivos de vida, a evitar despesas com a queda de produtividade e com a repetição de treinamentos. O investimento pode custar de R$ 150 a R$ 300 a sessão. Contudo, antes de contratar um coach, o indivíduo precisa saber se realmente está aberto para ouvir e refletir. Outro passo importante é buscar indicações de bons profissionais.
Fonte: Revista Soluções
Matéria divulgada no site: www.cfa.org.br
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