Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"Empreender é transformar sonhos em realidade, desafios em oportunidades." (Fernando Leques)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Pessoas e empresas mais eficientes

A palavra coaching significa treinamento em português. Inicialmente ela foi usada no esporte para denominar a atividade da pessoa que ajuda um atleta a treina. Depois, ela se espalhou para outras áreas e, na década de 1980, passou a ser usada no mundo corporativo.
Porém, ao contrário do que a palavra remete, coaching não é um treinamento e sim um processo que oferece às pessoas as ferramentas e as oportunidades que elas precisam para se desenvolverem. “O coach busca ajudar o seu cliente a conhecer melhor seus recursos e, conseqüentemente, fazer melhor uso deles em busca de resultados. Ele é o olhar externo que ajuda o cliente a perceber pontos que, sozinho, muitas vezes ele não consegue enxergar”, explica Maurício de Paula, um primeiros profissionais a atuar com coach no Brasil.
Em resumo, o coaching não significa dizer às pessoas o que se deve fazer, mas sim ajudá-las a avaliar o que estão fazendo levando em consideração seus objetivos, valores e sonhos. Entre as formas mais comuns de aplicar o coaching está a realização de sessões individuais. A duração vai variar de acordo com a necessidade do cliente. Durante o processo, o coach aborda aspectos comportamentais, os resultados e a carreira do cliente.
Segundo Maurício, o coaching é a apenas um facilitador que direciona à luz. Quem irá encontrar o caminho é o cliente. “Se ele estiver aberto para o processo, ele conseguirá transformar os problemas em oportunidades”, diz. Entretanto, é comum os empresários procurarem o coaching quando já estão com problemas dentro das empresas. Nesses casos, o profissional irá ajudar o gestor a perceber onde estão os pontos que bloqueiam o desenvolvimento da empresa. Porém, é interessante que ele busque o coaching para se organizar melhor visando conquistar melhores resultados e se antecipando aos problemas.
Entre os benefícios do coaching estão o crescimento em maior velocidade, alinhamento junto às equipes, eficiência e capacitação do trabalho. O processo também ajuda a clarear os objetivos de vida, a evitar despesas com a queda de produtividade e com a repetição de treinamentos. O investimento pode custar de R$ 150 a R$ 300 a sessão. Contudo, antes de contratar um coach, o indivíduo precisa saber se realmente está aberto para ouvir e refletir. Outro passo importante é buscar indicações de bons profissionais.
Fonte: Revista Soluções
Matéria divulgada no site: www.cfa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário