Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Dicas para começar o seu próprio negócio

Dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) apontam o Brasil como um dos países mais empreendedores do mundo. No último ano, registrou uma taxa de empreendedores iniciais de 11,3%, garantindo ao país o sétimo lugar entre 35 nações. Porém, ter uma excelente ideia não é suficiente para ter sucesso nos negócios.
Recomenda-se aos futuros empreendedores que façam um plano de negócios. O Sebrae oferece um modelo no site (www.sebrae.com.br). Este documento traça um retrato fiel do mercado e do produto. Por meio dele, o empresário terá mais segurança para alcançar o êxito e também ampliar ou promover inovações. O Sebrae oferece um modelo de plano de negócios em seu site.
Os interessados podem obter consultoria no Sebrae, além do plano de negócios, algumas dicas podem ajudar a começar uma empresa com o pé direito, diz o professor Sylvio Rosa, presidente da Fundação ParqTec São Carlos – primeira incubadora de empresas de base tecnológica da América Latina.
A primeira delas é desenvolver um plano de tecnologia, ou seja, investir em equipamentos de alta qualidade mesmo que não seja importante no início, pois isso vai evitar futuros reparos e trocas. Em seguida, organize a contabilidade. Se possível, invista em um software que possa gerar cobranças ou lembretes para os clientes em atraso. Programe, ainda, os pagamentos para evitar multas.
Faça uma lista das atividades que serão desenvolvidas e terceirize aquelas que tem menos habilidade para serem desenvolvidas sozinhas como marketing, limpeza e gestão de arquivos. Outra recomendação é reservar um dia na agenda para atender fornecedores e propagandistas.
Por último, o especialista ensina a ter cautela na hora de entrevistar os futuros funcionários. ”Crie um formulário on line já com os critérios de eliminação, como disposição de horário, salário e grau de instrução. Assim, na hora de entrevistar alguém, convocará no máximo cinco pessoas entre os candidatos que passaram pela triagem”, indica. Rosa.
Matéria divulgada no site: www.cfa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário