Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Competências que você precisa ter

Um mundo em constante evolução cobra cada vez mais conhecimento e habilidade das pessoas. No mercado de trabalho, essas exigências são conhecidas como competências – capacidades necessárias para um profissional se desenvolver e evoluir. Hoje em dia, a necessidade de pessoas com cada vez mais habilidades dita moda nas empresas.

Por tudo isso, prepare-se: só terá sucesso daqui para frente quem estiver em dia com as mais diversas competências. E, de acordo com especialistas, em todas as áreas de atuação o profissional precisa ter jogo de cintura para se adaptar a diversas situações e funções. “É importante estar preparado para não ser pego de surpresa com as demandas do futuro”, diz Renato Hirata, da Hirata Consultores. Para ele, além de investir no que já possui facilidade, a pessoa precisa trabalhar também seu “lado oculto”, suas dificuldades, como forma de prevenir-se contra novas exigências do mercado.

Destaque-se dos demais - Ao mesmo tempo em que possui diversas capacidades gerais, o profissional deve se destacar dos demais em algum aspecto. O consultor enfatiza a habilidade em comunicar-se e influenciar os outros. “Muitas pessoas pensam que sabem se comunicar bem, mas nem sempre estão certas”. Para Hirata, falar muito não é sinônimo de possuir excelência em comunicação – é preciso saber influenciar e estimular as pessoas com quem se fala. “Essa é a competência dos verdadeiros líderes. A partir dela, desenvolvem-se habilidades como negociação e gestão de equipe”.

Cláudia Generoso, coordenadora de RH da consultoria BPI, diz que o melhor a fazer é desenvolver competências focadas e bem definidas. “Cuidado para não atirar para todos os lados e ser um profissional mediano. Saiba direcionar bem a sua carreira”, diz. Mesmo assim, ela diz que há cinco competências gerais que atendem à demanda do mercado na atualidade. Seja médico ou empresário, o profissional deve possuir:

- Capacidade de ter empatia: Significa colocar-se no lugar do outro e entender perfeitamente o que está sendo discutido e requisitado. Com essa capacidade, a pessoa desenvolve excelência em entregar além do que se espera dela.

- Habilidade em influenciar as pessoas: Mesmo que o profissional não tenha um cargo de chefia, essa competência demonstra capacidade de liderar equipes e persuadir tanto cliente quanto colegas e superiores.

- Saber antecipar fatos e situações: É uma habilidade puramente estratégica e que possibilita ao profissional mapear o que irá acontecer no segmento em que atua, tornando-o apto a estar um passo à frente da concorrência.

- Capacidade de escolha: Competência imprescindível para saber tomar a decisão certa a qualquer hora. Mesmo diante de imprevistos, é preciso saber optar com rapidez e precisão o caminho certo.

- Saber controlar as emoções: Para gerir pessoas e mesmo projetos, é importante não perder o controle e manter-se longe de atitudes impulsivas. Quem mantém o controle toma atitudes mais responsáveis e coerentes.

Para desenvolver essas competências, antes de tudo é preciso fazer uma auto-avaliação para mapear suas habilidades e pontos fracos. Além do feedback de colegas ou superiores, você pode realizar testes psicológicos ou contratar uma consultoria especializada. Depois, além da iniciativa e disposição para adquirir as novas competências, você pode fazer cursos especializados ou procurar um trabalho de coaching com um especialista para se desenvolver.

Fonte: www. carreiras.empregos.com.br

Matéria divulgada no site do Conselho Federal de Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário