Por Antonio Carlos Zem, www.administradores.com.br
Aos gestores, é necessário um permanente olhar ao mercado e às suas forças em constante movimento, fazendo os ajustes necessários para que continuemos competitivos. Deve-se focar, ao menos, em três fatores fundamentais para o êxito empresarial: 1 - O cliente; 2 - Os Custos e Resultados e 3 - A equipe.
O Cliente:
Essencial em toda empresa é ter clientes satisfeitos. Se você cumprir esse requisito, todo o restante será quase conseqüência. Portanto, pergunte a si mesmo e a sua equipe, sempre: "Temos clientes satisfeitos? Encantamos e surpreendemos nossos clientes? Toda a nossa equipe, não importa o cargo, entende e exercita essa máxima? Quem da equipe sai de sua zona de conforto para atender o cliente?". Clientes satisfeitos tornam-se fiéis e se transformam em "advogados ou promotores" da empresa, termo utilizado para se referir aos clientes que se encantam tanto por uma empresa, que contam a todo o mundo sobre ela. Tornar a experiência do cliente positiva é uma prioridade crucial para que a empresa cumpra suas metas de negócios e permaneça no topo da sua indústria.
Imagem: Felipe Spencer
Você tem poucos colaboradores com este perfil? Privilegie-os.
Liste suas atividades, produtos, ações, gastos, etc. e classifique o seu valor para o cliente. Elimine tudo o que devora os seus lucros.
Os Custos e Resultados:
A forma mais fácil de ganhar dinheiro é deixar de perder. Parece básico, mas poucos o fazem com a profundidade necessária. Seja implacável com custos particularmente nos bons anos e ao gerar lucro. Elimine o supérfluo, ou seja, tudo que não gera valor ao seu mais importante patrimônio: o cliente.
Olhe seus processos, fornecedores, prazos de compra e vendas. Eles são compatíveis? É o melhor que você pode ter? O seu cliente não pode pagar por suas ineficiências.
Ter caixa disponível é uma regra de ouro. Lembre-se do ditado americano: "Cash is King!". Você e seus colaboradores precisam entender e abraçar o tema "fluxo de caixa". Esta é uma tarefa de todos. A saúde do seu negócio é reflexo direto da qualidade de seu fluxo de caixa e de sua capacidade de gerar excedentes e manter-se adiante da curva.
A Equipe:
Finalmente o mais importante, pessoas. Você se cerca de pessoas competentes ou medianas? Como separar quem contribui de quem "enrola"? Tenho aqui duas regras de ouro:
Separar aqueles que vêm até você com problemas e soluções, com propostas de melhoria, com visão sistêmica do negócio, daqueles que vêm para te dizer que não dá, que será difícil, que é impossível, que o concorrente é melhor, o cliente é chato, etc.. Francamente, você não precisa das pessoas do segundo grupo, elas não fazem nada pelo negócio e muito menos pelo cliente.
Olhe para os "gerundiais". Ele ou eles estão sempre olhando, analisando, pensando, vendo, estudando, verificando, postergando, etc. Fique atento a esse vocabulário típico dos perdedores. Livre-se deles.
Valorize os que constroem de verdade, os que realmente gostam do cliente e em particular aqueles que em meio à crise se engajam ainda mais, trazem soluções e ideias. É na crise que conhecemos de verdade os nossos melhores talentos. Valorize os que te criticam como conselheiros, os que vivem o negócio e claramente têm metas, desafios e contribuem.
Celebre com eles. Reconheça suas pequenas e grandes contribuições, "toque o sino" e crie um senso de realização que ecoe por todos os cantos da empresa. Valorize quem ousa, cria e toma riscos. Evite "os normais", a normalidade não dá primeira página. A mediocridade não faz história e não cria legados.
O cavalo está passando por toda essa década. Estamos na era de ouro. Nossos pais e avós não tiveram esse privilégio. Uma oportunidade única para fazer a história. Você tem 10 anos para crescer, brilhar, inspirar, construir e contribuir para um Brasil soberano, economicamente pujante e socialmente justo.
Fonte: www.administradores.com.br
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