Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Liminar derruba procuração para acesso a dados na Receita

Norma foi editada pelo governo para aumentar segurança de dados fiscais.
Procuradoria Geral da Fazenda Nacional anunciou disse que vai recorrer.

Débora Santos Do G1, em Brasília

A Justiça Federal de Brasília concedeu nesta segunda-feira (22) liminar que suspende a obrigatoriedade de procuração pública – feita em cartório – para que os advogados representem seus clientes em questões envolvendo a Receita Federal. A medida foi implementada pelo governo por meio de medida provisória. Cabe recurso.

A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional – que representa a Receita Federal em questões judiciais – afirmou por meio da assessoria que ainda não foi informada oficialmente sobre a liminar, mas pretende recorrer.

A decisão veta apenas um dispositivo da medida provisória e é resultado de um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que classificou a norma como uma afronta a prerrogativas da advocacia. Para o juiz federal José Luiz de Sousa, da Seção Judiciária do Distrito Federal, a liminar restabelece o que já está na lei.

“Amparado pelo manto constitucional, não pode o advogado, quando atue nos limites da lei, ser cerceado no exercício de sua nobre profissão, sob pena de cerceamento da atuação da própria Justiça, como ocorre no caso ora em exame”, afirmou o juiz federal .

De acordo com a liminar, será necessária apenas uma procuração particular, normalmente exigida em processos judiciais, autorizando a terceira pessoa a ter acesso aos dados.

“[A liminar] representa uma decisão que resgata a cidadania junto ao Fisco, pois é fundamental que o Estado sirva ao cidadão e não que crie obstáculos, impedindo que as pessoas possam defender seus direitos", afirmou o presidente da OAB, Ophir Cavalcante.

A exigência adotada pelo governo é uma das medidas para reforçar a segurança do acesso a informações da Receita Federal. Ações de blindagem desse sistema foram tomadas após a violação dos dados do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, e de outras pessoas ligadas a José Serra (PSDB), que concorreu à Presidência da República nas eleições deste ano.

Fonte: G1 => http://g1.globo.com/politica/noticia/2010/11/liminar-derruba-procuracao-para-acesso-dados-na-receita.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário