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quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Inovar para vencer

Inovar em muitos momentos da vida empresarial é quase uma corrida para manter os negócios vivos e pode-se tornar uma dor de cabeça, caso os empregados e a alta gerência não estejam envolvidos da maneira correta.

Cada empresa faz as coisas do seu jeito, mas, se há consenso sobre a inovação, é que ela deve fazer parte da estratégia da empresa e deve ser gerada da energia criativa dos funcionários em todos os níveis e funções.

O processo de inovar não é simples e muito menos rápido, pórem existem algumas características que norteiam os campeões em inovação.

Confie na sua gente – a alta gerencia é o catalisador da energia positiva motiva a criação de um movimento inovador e incentiva a discussão sobre a vontade de criar um novo produto, mercado ou processo empresarial.

Crie tempo e espaço – problemas operacionais ocupam os empregados que, conseqüentemente, não dispensam tempo para discutir ideias. O diretor precisa definir o tema que será desenvolvido e, por meio de reuniões, conduzir o aumento do grau de maturidade do grupo. O que fará a diferença é a canalização do tempo livre em discussões positivas que buscam o objetivo.

Estimule a adesão voluntária – Os participantes devem se sentir livres para propor e confrontar limites estabelecidos. O profissional envolvido deve ser automotivado e, de forma voluntária, aceitar a tarefa. As recompensas devem ser contempladas, mas a maior e a mais desafiadora delas é a de se tornar um profissional mais completo e com uma visão estratégica que torna a ação cotidiana desse profissional imprescindível para o desenvolvimento da empresa.

Crie líderes estimulando talentos e economizando recursos – A ação conjunta em busca do movimento inovador promove aprendizado único, pessoa e organizacional pelo fato de unir pessoas para gerar e trocar ideias. A economia gerada também é relevante. O desenvolvimento de novos líderes e o exercício de delegar fica mais evidente, pois todos passam a se concentrar em novos desafios e há conseqüente disseminação para a empresa inteira, de forma sistêmica, de qual é a visão estratégica.

Avalie os resultados – manter o interesse é o grande desafio do movimento inovador, e isso é possível por meio de resultados visíveis.

Fonte: Revista N Respostas

Matéria divulgada no site do Conselho Federal de Administração

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