Coisas boas
acontecem para empreendedores que são pacientes e adotam medidas
consistentes para construir um negócio de sucesso. Concorda?
Fim de ano é tempo de reavaliação das coisas boas e das coisas nem
tão boas que aconteceram ao longo do ano. Coisas boas sempre podem ser
reforçadas e devem servir de inspiração na caminhada. Coisas ruins
servem de aprendizado e devem ser eliminadas para que não voltem a
proporcionar dor de cabeça.
Em negócios não é diferente. Como já foi dito anteriormente, não há
esperança para quem vive apenas de esperança. Mais do que uma estratégia
bem consolidada, mudar determinada condição requer, na maioria dos
casos, um olhar diferente para uma mesma situação.
Dessa forma, compartilho aqui treze dicas fundamentais para mudar a
cara do seu negócio no próximo ano, à luz da minha experiência
profissional vivenciada em pequenas, médias e grandes empresas ao longo
do ano.
Aqui não existe utopia, mas, uma constatação pura e simples de alguns
equívocos cometidos por empresários, empreendedores e líderes em geral
que, trabalhadas de maneira diferente, vão fazer uma diferença enorme na
gestão do seu negócio.
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Foto: Shutterstock |
1. Dê importância à estratégia: quanto mais
operacional, menos estratégico, lembra? Pare de vez em quando e pense
nas pequenas estratégias que, somadas, o levarão a atingir uma
estratégia maior. O empreendedor que não pensa estrategicamente não sai
do lugar e você também já sabe: quem não sabe para onde vai, qualquer
lugar serve. Isole-se com frequência para pensar mais nas coisas que vão
melhorar o seu negócio, senão, as forças contrárias tomam conta da
situação.
2. Mão de ferro no Fluxo de Caixa: entenda de uma
vez por todas, a felicidade é um fluxo de caixa positivo. Não há empresa
que resista sem um controle de despesas e receitas mais próximo
possível da realidade. Se você não adquirir a consciência de que isso é
importante e não tratar as contas com a seriedade necessária, não há
salvação para o seu negócio.
3. Monitore os resultados diariamente: se você não
é bom vendedor, ajude a si mesmo, contrate um bom vendedor, mas, a
única forma de perceber isso é monitorando os resultados com mais
frequência; somente o acompanhamento sistemático dos resultados vai
obriga-lo a repensar o negócio continuamente e promover os ajustes
necessários para mudar a realidade.
4. Reavalie o comportamento da equipe: não espere
que os seus colaboradores estejam tão comprometidos com o seu negócio
quanto você. Se as coisas não estão indo bem como gostaria, promova
reuniões de realinhamento ou, como eu gosto de mencionar,
reposicionamento das pessoas. Elas precisam entender de maneira clara o
seu papel na empresa. Se você não disser a cada um que ele deve fazer e
não monitora-lo com frequência, não espere nada diferente. Um negócio
bem-sucedido, antes de ser técnico ou financeiro, é um processo humano;
as pessoas são importantes.
5. Evite atalhos: livros ajudam, principalmente os
meus, entretanto, uma boa consultoria por meio do Sebrae ou mesmo de um
consultor autônomo vão ajuda-lo de maneira mais produtiva e
consistente; da mesma forma, se você optar por ferramentas ou
aconselhamentos meia-boca, o que você vai conseguir é algo do tipo
meia-boca.
6. Reinvista os lucros sempre que possível: eu sei
que você precisa sobreviver e quer aproveitar enquanto ainda dá tempo,
mas, separe uma parte dos ganhos para investir em melhorias: processos,
ferramentas, pessoas etc. Vai levar um tempo ainda para ficar rico, mas,
enquanto esse tempo não chega, canalize esforços para a melhoria do
negócio.
7. Repense o atendimento: estratégia é importante,
fluxo de caixa também, entretanto, o atendimento ainda é a coisa mais
importante do seu negócio e, nesse sentido, a maioria das empresas tem
muito para evoluir. Pense numa empresa onde o atendimento é uma
referência, copie descaradamente e adapte um novo modelo para o seu
empreendimento. De vez quando, mude-se para o outro lado e sonde os seus
empregados. Eles são, na maioria dos casos, a fonte do mau atendimento
prestado pela sua empresa.
8. Visite a concorrência: o seu concorrente tem
pontos fortes e pontos fracos. Pontos fortes são difíceis de derrubar.
Pontos fracos podem ajuda-lo a pensar de maneira diferente. Em relação a
esse ponto fraco do concorrente, como eu posso fazer melhor?
9. Utilize o bom senso e a simplicidade: pare de
inventar a roda, bom senso e simplicidade são melhores que complexidade e
sofisticação; quanto mais você se liga no que dizem as revistas, mais
confunde a própria cabeça; a simplicidade é difícil de ser conseguida,
mas o bom senso não; sofistique na medida em que tiver recursos e
simplifique sempre que possível.
10. Redistribua as funções: pare de se iludir
imaginando que uma única pessoa é capaz de tomar conta de tudo:
finanças, recursos humanos, atendimento, entrega etc. Reavalie a
estrutura organizacional, defina uma boa matriz de responsabilidades
(quem faz o que, quem responde pelo que) e reorganize a casa; quem quer
ser tudo para todos, acaba não sendo nada, lembra?
11. Reavalie os processos: o que significa isso?
Processos são a forma, o método ou a maneira como as coisas devem ser
feitas. Em suma, é o seu jeito de fazer negócio. Nada de sofisticação,
apenas uma sequencia lógica de ações descritas no papel de como as
coisas precisam ser feitas. Por que isso é necessário? Para evitar que
você fique refém das pessoas e possa melhorar cada vez mais.
12. Não confunda saldo em caixa com resultado: por
incrível que pareça, isso ainda é uma grande dificuldade; saldo em caixa
é o volume de dinheiro registrado todos os dias considerando todas as
receitas e despesas correntes; resultado é o lucro apurado ao final de
cada exercício contábil – mensal, trimestral, semestral, anual.
13. Assuma o verdadeiro papel de empreendedor:
assuma definitivamente a liderança do negócio, evite trata-lo apenas
como fonte de sobrevivência, tenha coragem de mudar o que precisa ser
mudado e comprometa-se a chegar ao fim do próximo ano bem melhor do que
quando começou. Ser empreendedor é um exercício constante de evolução.
Por fim, lembre-se: a sorte favorece os que são persistentes, porém,
enquanto a sorte não vem, continue caminhando e jamais perca o seu
objetivo de vista. Não há segredos, somente o trabalho duro e
consistente dará resultados.
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