A área de marketing adora dar nomes estranhos para coisas simples e extremamente funcionais. O brainstorming é uma delas.Em português significa TEMPESTADE DE IDÉIAS e é uma técnica muito útil para fazer aflorar idéias inovadoras e de resultado.É uma técnica de custo zero, que pode ser realizada no próprio ambiente de trabalho e usada em qualquer grupo de trabalho e nas mais diferentes situações: identificação de riscos, criação de novos produtos, resolução de problemas, planejamento estratégico, desenvolvimento de campanhas publicitárias, melhoria no atendimento a clientes, campanhas de vendas, etc.Vamos fazer?1º passo:- Estabeleça um problema ou assunto a ser tratado- Selecione um grupo- Defina as regras básicas: ausência de críticas, criatividade e aperfeiçoamento das idéias- Escreva um assunto em um quadro visível para todos- Estimule as idéias dos participantes (conte um caso, faça o pessoal relaxar...)É muito importante para o resultado que não haja críticas no brainstorming. Por ser uma técnica de criatividade, uma crítica ou uma simples brincadeira sobre uma idéia pode inibir um participante e expor sua sugestão.Um antigo professor meu da Fundação Dom Cabral tem uma técnica interessante para evitar o constrangimento em caso de críticas ou brincadeiras: ao invés das pessoas exporem suas idéias em voz alta, ele distribuiu pequenos papéis (post-it) e cada um coloca a sua idéia ali, na medida em que as idéias vão sendo entregues ele as cola no quadro.2º Passo- todos discutem juntos cada uma das idéiasNão tenha medo da idéia ridícula, ela serve de trampolim para a verdadeira inovação.- após o término, o líder deve separar as invenções das decisõesNessa hora, cuidado! Seja crítico na medida certa para não censurar uma possível inovação.- as idéias promissoras devem ser aperfeiçoadas e em seguida aplicadas.Dica: se for possível deslocar o pessoal para um ambiente fora do local de trabalho é recomendável, o ambiente informal “destrava” as mentes e faz as pessoas pensarem fora do quadrado.
Fonte: http://ironia-fina.blogspot.com/2009/03/toro-de-ideias-ou-brainstorm.html
Fonte: http://ironia-fina.blogspot.com/2009/03/toro-de-ideias-ou-brainstorm.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário