Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Mutirão realizado no último sábado, no STJ, resultou no exame de mais de 600 processos

Foram examinados mais de 600 processos no Superior Tribunal de Justiça (STJ), no último final de semana, durante mutirão processual realizado nos gabinetes dos ministros Hamilton Carvalhido, Humberto Martins e Mauro Campbell Marques. No gabinete do ministro Carvalhido, foram agilizados cerca de 155 processos. Já no gabinete do ministro Martins, aproximadamente 200 e no do ministro Campbell, 254 processos.
Os mutirões processuais têm sido realizados constantemente no STJ com vários objetivos. Para alguns ministros consistem numa dinâmica mais ágil para a apreciação mensal de processos. Exemplo disso é o ministro Hamilton Carvalhido, que estipulou uma meta mensal de 1,1 mil processos, montante bem próximo da quantidade que chega mensalmente ao seu gabinete. Quando os números de processos distribuídos ultrapassam a quantidade apreciada, o gabinete fica alerta e se reúne para equilibrar a meta, já que os processos visados pela Meta 2 são raridade no gabinete. Foi o que aconteceu no último mês. Foram distribuídos 1,3 mil processos ao ministro Hamilton Carvalhido, quantidade superior à meta estipulada. “O trabalho é que sinaliza – explica o ministro – a necessidade de manter o nível de produtividade”. Tanto é assim que trabalhar aos sábados já é rotina na unidade.
Outros motivos dos mutirões – particularmente o que foi realizado no último sábado (28) – referem-se à apreciação de vários processos repetitivos, cujos temas foram pacificados recentemente. E, também, o cumprimento da Meta 2 do Planejamento Estratégico do Judiciário, que tem a proposta de julgar, até o final deste ano, todos os processos ajuizados até 2005.
Tanto é que os gabinetes dos três ministros apreciaram, em sua maioria, além dos processos da Meta 2, recursos repetitivos, processos eletrônicos de agravos de instrumento, despachos interlocutórios e ofícios de rotina. O mutirão mobilizou mais de 60 servidores do STJ, entre assessores, analistas e técnicos, além de outros lotados nos gabinetes.
De acordo com o presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, a iniciativa de realização de mutirões partiu de vontade própria dos ministros e dos servidores e tem se revelado importante para a dinâmica do tribunal como um todo. Segundo o presidente, além de colaborarem para o cumprimento, por parte do STJ, da Meta 2 do Judiciário – traçada pelo Conselho Nacional de Justiça – os mutirões também objetivam reduzir os estoques de processos em papel, uma vez que dentro de pouco tempo o tribunal passará a trabalhar totalmente com processos em formato eletrônico. “Os ministros do STJ, com tais iniciativas, têm dado provas eloquentes de que é possível julgar muito mais processos, o que serve de exemplo para todos os magistrados brasileiros”, destacou o presidente Cesar Rocha.
Fonte: Coordenadoria de Editoria e Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário