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quarta-feira, 29 de setembro de 2010

As competências que devem ser valorizadas no profissional de hoje

Formação superior e cursos de pós-graduação deixaram de ser diferenciais na conquista de um emprego e passaram a fazer parte do perfil básico de qualquer profissional. Diante de tal constatação, o presidente da Curriculum.com.br enumerou as competências que devem ser valorizadas pelas empresas na hora de buscar talentos no mercado. Confira abaixo:


Competências relacionadas a valores

Valores morais e éticos - Fatores importantes principalmente para cargos de liderança, pois já se foi o tempo em que o chefe era alguém que mandava. Hoje, o gestor é aquele profissional que representa um exemplo a ser seguido por todos;


Coragem para tomar decisões e correr o risco de errar - Esse é o profissional que deve tomar o lugar daqueles que vivem se escondendo atrás de atitudes burocráticas e medrosas.

Competências relacionadas a capacidades diversas

Criatividade - Não se aprende a ser criativo na escola. Criatividade tem a ver com a liberdade de pensamento. É se permitir, inovar, arriscar e até mesmo se expor ao ridículo. Hoje as empresas precisam de respostas e saídas criativas para os novos problemas que surgem;


Boa comunicação - Articular corretamente as ideias, concatenar assuntos, estabelecer relações lógicas, coerentes e claras entre os fatos, assim como saber se expressar bem através da escrita.

Competências relacionadas ao comportamento

Inteligência emocional - É maior a necessidade de interagir e de agir como equipe. Saber se relacionar é fundamental na formação de equipes fortes e unidas;


Capricho, preocupação e zelo - Toda empresa deseja um profissional que desempenhe suas funções com esmero e capricho;


Ação para resultados - Não se aprende na escola a ser pró-ativo e disposto a perseguir suas metas;
Simpatia - Ser cortês, não falar mal dos outros, não participar de fofocas, ser prestativo e estar sempre pronto a ajudar. Tudo isso ajuda muito para que as coisas fluam e amizades sejam conquistadas;


Espírito empreendedor - Ser responsável e gerir seu "pedaço", seu tempo, suas tarefas, organizar-se para que possa render;


Resiliência - Este termo hoje é muito utilizado na psicologia, principalmente na organizacional, e significa a capacidade do indivíduo em lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão e situações adversas (choque, estresse) sem surtar e, principalmente, conservando posteriormente o mesmo perfil psicológico.

Fonte: www.oglobo.globo.com

Matéria divulgado no site do Conselho Federal de Administração

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