Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Exclusão do Simples Nacional - 2010 Perguntas e Respostas

1. Empresa enquadrada no Simples Nacional pode ter débitos tributários?

Resp: Conforme previsto no inciso V do art. 17 da Lei Complementar nº 123 de 14 de dezembro de 2006, não poderão recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional a microempresa ou a empresa de pequeno que possua débito com o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, ou com as Fazendas Públicas Federal, Estadual ou Municipal, cuja exigibilidade não esteja suspensa.

2. Como faço para regularizar estes débitos?

Resp: O ADE de exclusão conterá, em seu texto, a relação dos débitos que motivaram sua emissão. Esta relação também poderá ser consultada no sítio da RFB na internet em “Empresas” – “Simples Nacional”.

Para gerar o DAS com os devidos acréscimos legais, deve ser acessada a opção “Consulta – Débitos do Simples Nacional”, no menu principal do PGDAS.

Tratando-se de erro no preenchimento da declaração, basta que transmita uma declaração retificadora corrigindo as informações (em sua totalidade) para que a situação fique regularizada, não sendo necessária a formalização de processo de contestação.

3. Posso compensar ou parcelar débitos do Simples Nacional?

Resp: Não há previsão legal que permita o parcelamento ou a compensação de débitos do Simples Nacional.

4. De quanto tempo disponho para regularizar esses débitos e não ser excluído?

Resp: A pessoa jurídica deverá regularizar a totalidade dos débitos motivadores da emissão do Ato Declaratório Executivo - ADE, dentro do prazo de trinta dias, contados da ciência (Aviso de Recebimento ou Edital).

5. Preciso me dirigir a uma unidade de atendimento RFB para comunicar a regularização dos débitos?

Resp: Não. Caso o contribuinte regularize a totalidade dos débitos dentro do prazo de trinta dias da ciência, a exclusão tornar-se-á sem efeito, não precisando o contribuinte adotar qualquer procedimento, pois os sistemas internos da RFB tratarão do cancelamento da exclusão de forma automática, não havendo necessidade de comparecimento a uma unidade de atendimento da RFB.

6. Como fazer para apresentar manifestação de inconformidade ao Ato Declaratório Executivo (ADE)?

Resp: O representante da pessoa jurídica deve se dirigir a uma unidade de atendimento munido dos seguintes documentos:

- Petição por escrito dirigida ao Delegado da Receita Federal do Brasil de Julgamento (DRJ) de sua jurisdição, podendo, facultativamente, utilizar o modelo de contestação, disponível no sítio da RFB na internet (em ”Formulários”/ “Simples Nacional /Modelo de contestação à exclusão do Simples Nacional ou no link http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/formularios/ModeloContestacaoExclusaoSN.doc

- Cópia e original do ADE – Ato Declaratório Executivo de Exclusão;

- Documento que permita comprovar que o requerente/outorgante tem legitimidade para solicitar a impugnação, como, por exemplo, original e cópia simples do ato constitutivo (contrato social, estatuto e ata) e, se houver, da última alteração;

- Se for o caso, cópia autenticada, ou acompanhada do original, de procuração particular com firma reconhecida ou de procuração pública. Deverá ser apresentado documento (original e cópia simples) que comprove a assinatura do outorgado;

- Meios de prova ao seu alcance, tais como, documentos que comprovem suas alegações.

7. O que acontecerá se os débitos que deram origem ao ADE – Ato Declaratório Executivo de Exclusão não forem regularizados em tempo hábil?

Resp: A exclusão tornar-se-á definitiva e terá efeito a partir de 01/01/2011. Ou seja, até 31/12/2010, a pessoa jurídica continuará optante pelo Simples Nacional e deverá agir como tal. A partir do mês de janeiro de 2011, seu regime de tributação deverá mudar. A pessoa jurídica não será mais optante pelo Simples Nacional.

8. O contribuinte excluído poderá solicitar nova opção em janeiro de 2011?

Resp: Sim. Não há impedimento para que este solicite nova opção em janeiro, onde deverão ser realizadas novas verificações. No entanto, não será permitida a realização de agendamento da opção, nos meses de novembro e dezembro de 2010, uma vez que nesse período, ele ainda se encontra como optante, pois os efeitos da exclusão dar-se-ão a partir de 01 de janeiro de 2011.

9. No caso da ciência por meio de edital, como realizar a consulta?

Resp: não haverá edital físico publicado nas unidades da RFB. O edital será exclusivamente publicado no sítio da RFB na internet (edital eletrônico). O mesmo deverá ser acesso na página da Receita Federal do Brasil na internet, www.receita.fazenda.gov.br, na opção “Editais Eletrônicos”ou no link

http//:www.receita.fazenda.gov.br/Principal/EditaisEletronicos.htm


Exclusão 2010
ADE de Exclusão 2010 - Consulta Débitos

Fonte: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/simples/PergRespostaSimplesNac2010.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário