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segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Qual a importância de uma assessoria de comunicação para as empresas?

Veja em que momento uma organização deve utilizar esse serviço na corporação

Para as empresas que pretendem ter uma maior visibilidade nos negócios e credibilidade em sua imagem, possuir uma comunicação institucional eficiente pode se transformar em uma verdadeira ferramenta para alcançar esse objetivo.

Nesse processo, a assessoria de comunicação executa o papel de facilitador de relacionamento entre a empresa e a mídia, por meio da divulgação dos acontecimentos. Como resultado, a empresa poderá atingir positivamente o seu público-alvo, seja ele: funcionários, clientes, fornecedores, sociedade, autoridades, dentre outros.

De acordo com a jornalista Clarice Pereira, especialista em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, um trabalho de comunicação bem executado zela pela imagem institucional, serve como ferramenta para a conquista de credibilidade junto ao seu público-alvo, possibilita o contato com formadores de opinião, e traz outras contribuições.

"Os benefícios advindos desse relacionamento valem o esforço, com maior aceitação de suas atividades. Até mesmo o trabalho dos colaboradores dessas organizações melhora, pois a comunicação tem a capacidade de mudar cenários até então imutáveis", complementa Clarice.

Também é importante que as organizações estejam preparadas para responder aos veículos de comunicação tanto nos momentos bons como ruins. "Quando uma empresa não se preocupa com sua reputação institucional, os erros de comunicação aumentam. Uma falha comum é a falta de preparação de executivos para atender os questionamentos da mídia", explica a jornalista.

Atrair a imprensa

Para as empresas que querem ocupar espaços nos meios de comunicação, Clarice diz que é preciso prestar atenção no tipo de notícia vai atrair o interesse da mídia, como: fatos relevantes ou impactantes, atualidades, a proximidade física, novidades que agreguem conhecimento e, principalmente, situações de conflitos. "Por isso é importante estar preparado, se possível, assessorado por profissionais gabaritados que irão colocar os seus conhecimentos a respeito dos critérios jornalísticos a serviço de seus representados", informa.

O que é divulgado?

Especialistas revelam que entre as notícias divulgadas das companhias pela imprensa, 65% delas eram sobre problemas de gestão (irregularidades, desvios e mau desempenho financeiro), seguidos de defeitos, ressarcimentos e recalls de produtos ou serviços com 20%, depois com 7,6% de propaganda enganosa e 7,4% devido a fechamento e demissões.

Entre as matérias publicadas na mídia das instituições no momento de crise, 43,6% delas não conseguiram apresentar argumentos diante dos fatos. Já as que expuseram, 51,2% das companhias fizeram de maneira correta e 44% não esclareceram os problemas atribuídos a elas.

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