Imagine um chefe que não sabe dar feedback e todas às vezes faz com
que os colaboradores sintam-se agredidos ou diminuídos, ou ainda, o
profissional que não aceita críticas
Por IBC Coaching, Administradores.com.br
O mercado de trabalho exige certas competências dos profissionais,
como - domínio de técnicas, ferramentas, conhecimentos sobre sua área de
formação e atuação, novas tecnologias, dispor de habilidades de
comunicação, liderança, para trabalhar em equipe, e muito mais.
Entretanto, existem outras aptidões a serem desenvolvidas no processo de
construção de uma carreira bem-sucedida, e estas estão intimamente
ligadas ao controle das emoções.
A Psicologia Positiva, desenvolvida pelo psicólogo americano Martin
Selignam defende que é preciso cultivar sentimentos positivos e buscar
sempre algum aprendizado nas situações mais difíceis e desafiadoras. No
ambiente de trabalho não é diferente, lidamos com diferentes perfis de
colegas e chefes, e os maiores problemas quase sempre dizem respeito aos
maus relacionamentos interpessoais. Para ler mais sobre Psicologia
Positiva, acesse: http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/coaching-e-psicologia/o-que-e-psicologia-positiva/.
São nesses momentos de caos e inquietação que surge a oportunidade de
crescer, ao lidar situações de conflito de modo diferente e ainda tirar
lições e aprendizados positivos destes momentos. "Esta desarmonia nas
relações impacta séria e negativamente nos resultados do profissional e,
na maioria das vezes é decisiva para a sua manutenção ou não, na
empresa. É preciso ter inteligência emocional, saber avaliar o problema e
com paciência encontrar a melhor solução", destaca o Master Coach
Senior José Roberto Marques.
Dicas para lidar melhor com suas emoções no ambiente de trabalho:
1) Autoavalie-se – Será você ou ambiente de trabalho
que está proporcionando os problemas emocionais e conflitos? Tenha
claro isso antes de assumir alguma postura e tomar uma decisão.
2) Identificação – Identifique quais os fatores que
estão contribuindo para os problemas emocionais. Desta forma você poderá
evitar as situações, e encontrar as soluções para que isso não aconteça
mais.
3) Bloqueie-se – Saiba separar os seus problemas dos
problemas ao seu redor, evite fazer e ouvir as fofocas, ser o muro de
lamentações. Isso também evita com que você sofra com situações,
problemas que não estão sob seu controle, e principalmente que estes
atrapalhem o seu rendimento.
4) Seja honesto (a) – Caso você descubra que você
tem problemas para lidar com as pessoas procure a ajuda de um
profissional especializado, de um Coach de Carreira, por exemplo. Já se o
ambiente de trabalho for nocivo para você, o melhor mesmo é procurar um
novo trabalho onde consiga sentir-se mais confortável.
Colaboração é fundamental
Imagine um chefe que não sabe dar feedback e todas às vezes faz com
que os colaboradores sintam-se agredidos ou diminuídos, ou ainda, o
profissional que não aceita críticas e sempre assume uma postura
agressiva quando ouve algo que lhe desagrada.
Com certeza as duas posturas não são adequadas, uma vez que numa
organização todos estão num ciclo de cocriação e interdependência, e é
preciso construir relações saudáveis que permitam o crescimento e
amadurecimento dos profissionais, e isso carece da colaboração de todos.
Isso também inclui ter uma postura condizente com a função
desempenhada, procurar conciliação e estar sempre aberto a ouvir e
compartilhar soluções.
"Dar e receber uma crítica exige maturidade tanto de quem a faz como
de quem a recebe. Um líder para ser assertivo e ouvido plenamente
precisar ser um modelo para os profissionais sob sua liderança e saber
apontar não apenas o erro, mas as qualidades e ações que possibilitarão
não repeti-lo. Isso confere confiança ao liderado e credibilidade ao
superior", finaliza o master coach.
Fonte: www.administradores.com.br
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