Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Imposto de Renda pode ajudar crianças e idosos

CFA
 
Publicações do CFA mostram como é possível destinar parte do Imposto de Renda para ajudar projetos sociais ligados à infância e juventude e a população da terceira idade 
 
Poucas pessoas sabem, mas todo cidadão pode destinar parte de seu imposto de renda para projetos sociais. Interessados podem escolher se desejam apoiar o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente ou o Fundo Nacional do Idoso. Para maximizar o número de doadores, o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs) publicou dois guias que esclarecem dúvidas e mostram os benefícios de ajudar a quem necessita.

Um dos guias é o “Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente – Como investir seu imposto de renda em benefício das nossas crianças e adolescente”. A outra publicação é “Fundo Nacional do Idoso – Como investir seu imposto de renda em benefícios dos nossos idosos”. Por meio dos guias, a autarquia quer disseminar a prática de destinar parte do imposto de renda para cidadãos e empresas e, assim, angariar mais doadores para projetos beneficentes voltados para a população da terceira idade e para jovens e crianças.

Segundo o presidente do CFA, as publicações são uma iniciativa que visa contribuir com o Pacto Global. “Com elas, esperamos divulgar o benefício para todo o país”, diz o Adm. Sebastião Luiz de Mello.

Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), qualquer pessoa física pode destinar até 6% de seu Imposto de Renda devido diretamente aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente nacional, estaduais ou municipais. Os Fundos também recebem doações de pessoas jurídicas. Para esse público a dedução é limitada a 1% do Imposto de Renda em cada período de apuração.

Os Fundos são administrados pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, formados por representantes da sociedade civil e do governo. Os Conselhos têm o papel de deliberar e controlar ações com foco em crianças e adolescentes e, por consequência, o uso dos recursos destinados aos referidos Fundos. “Essa é uma excelente forma de contribuir com projetos financiados pelos Fundos no combate à exploração sexual, projetos de proteção às crianças e adolescentes, entre outros”, afirma o presidente do CFA.

Fundo Nacional do Idoso - O Fundo Nacional do Idoso permite que o contribuinte deduza 1% do valor devido no Imposto de Renda, em caso de doações. O dinheiro arrecadado é destinado a financiar os programas e as ações relativas ao idoso com vistas em assegurar os seus direitos sociais e criar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

Os Guias estão disponíveis no site do CFA. Para acessá-las, clique aqui.


Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário