Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"Empreender é transformar sonhos em realidade, desafios em oportunidades." (Fernando Leques)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Você sabe ouvir não?

Saber ouvir não, aceitar derrotas e lidar com o sentimento de rejeição está relacionado principalmente à característica da flexibilidade: pessoas que querem que tudo aconteça do seu jeito tendem a ficar frustradas diante das negativas que recebem. De acordo com a psicóloga Solange Id, a capacidade de reagir bem perante ao "não" vem desde a infância e cabe aos pais exercitá-la nos filhos: "Permitir que a criança faça tudo o que quiser desde cedo pode fazê-la acreditar que tudo deve ser da forma que ela quer. E quando isso se reflete na vida adulta, em geral temos adultos mimados e que se sentem super-poderosos em todas as esferas da vida", diz a especialista.

Mas isso não significa que normal é tirar essa situação de letra. É difícil engolir um "não". Até o corpo sente. Um estudo holandês, publicado na revista científica Psychological Science, aponta que o impacto de uma rejeição amorosa, por exemplo, vai além do metafórico coração partido. No momento da recusa há uma queda dos batimentos cardíacos. Isso porque, segundo os pesquisadores, o sistema nervoso autônomo, que controla funções como digestão e circulação, reage quando somos socialmente rejeitados.

A ciência também divide homens e mulheres, quando o assunto é saber administrar as adversidades da vida: de acordo com um estudo, realizado pelo instituo Kennedy Krieger, em Chicago (EUA), os homens apresentam reações mais racionais, pois neles as situações negativas ativam uma área cerebral chamada de "luta ou fuga", fazendo com que os homens decidam rapidamente entre enfrentar ou fugir da situação. Já as mulheres apresentaram uma atividade maior no tálamo esquerdo, que controla a dor e as áreas de prazer do cérebro, o que significa que elas podem reagir de forma emocional, refletindo mais sobre o problema.

"Ter a capacidade de ouvir não e enfrentar as dificuldades é um exercício constante que depende de analisar cada setor e situação da sua vida e, caso isso se torne difícil, vale contar com a ajuda de um terapeuta. Além disso, a capacidade de aceitar bem o 'não' está ligada à capacidade de dizer 'não'. Pessoas que não são flexíveis com isso têm maiores dificuldades de aceitar os pontos de vista e as necessidades do outro", diz a psicóloga.

Acesse o link abaixo, faça o teste e saiba até que ponto você sabe ser flexível diante dos "nãos" que a vida lhe dá.

Fonte: http://msn.minhavida.com.br/conteudo/12135-Teste-voce-sabe-ouvir-nao.htm

Matéria divulgada no site do Conselho Federal de Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário