De acordo com a obra “Série profissões: O administrador”, ao contrário do que todos afirmam, o mercado de trabalho para aqueles que pretendem ingressar nessa carreira não está saturado. É engano pensar que os cursos de administração são destinados apenas na formação de gerentes, e tal fato por não ser disseminado no meio acadêmico leva os estudantes a se dirigirem ao mesmo foco.
Na busca desenfreada por cargos altos que exigem confiança e proporcionam status e reconhecimento, muitas vezes a ética é deixada de lado levando os profissionais a se envolverem em escândalos, esquemas de corrupção, sonegação de impostos e outras irregularidades. Em outros casos não respeitam o espaço dos outros e buscam vencer, sem se importar com a conseqüência de seus atos.
O profissional tem de aliar o conhecimento adquirido e a prática junto à competência e ética. Estas últimas ajudam o mesmo a organizar seu sistema de valores e ir ao encontro com o código de ética da profissão. Ao final de sua formação acadêmica, o administrador faz um juramento, que indica sua adesão e comprometimento com a categoria profissional.
A ética está ligada à atitude e postura respeitosa e correta do profissional. Todo administrador deve respeitar ao próximo, respeitar a concorrência (se quiser superá-la, isso deve ser feito de maneira correta, criando estratégias para isso e não se atrelando a meios indevidos), seus clientes externos e internos, sabendo valorizar as pessoas, atendendo as suas necessidades.
Ao assumir um compromisso com outrem, as questões individuais devem ser deixadas de lado, priorizando assim atingir as metas da organização. Faz parte das atividades do administrador planejar metas, criarem meios de atingi-las e administrar o processo de consecução das mesmas. Como a Organização é um sistema aberto e interage com o ambiente, faz-se inerente ao administrador ético trabalhar não apenas o desenvolvimento organizacional, mas também a responsabilidade social.
Existem leis e obrigações que devem ser cumpridas. Muitas são as empresas que além de focarem suas atividades principais, ajudam a desenvolver o ambiente em que estão inseridas. Promovendo programas de ações sociais, ajudando instituições e ONGS. Dentro da empresa, tal fato se aplica em relação à motivação dos funcionários, ao trabalho em equipe, em trazer as melhores ferramentas de trabalho, proporcionar educação e qualificação.
Outras qualidades indispensáveis ao profissional ético é a honestidade em suas ações; ser fiel aos princípios da empresa e da vida; saber respeitar as opiniões de terceiros; ser leal aos objetivos organizacionais; ser coerente e ter a consciência que deve estar sempre em busca do conhecimento, pois vivenciamos a era da informação; ter perseverança e lutar pelo seu futuro e apresentar uma postura pró-ativa, ou seja, não ficar apenas restrito às tarefas que foram dadas a você, mas contribuir para o engrandecimento do trabalho.
Devido às mudanças repentinas como as inovações tecnológicas e à rapidez com que as informações são tratadas, é necessário estar aberto a elas e ser receptivo, evitando estagnação.Atualmente é imprescindível estar bem informado, acompanhando não só as mudanças técnicas, mas também as de sua área, se aprimorar constantemente, usar de flexibilidade, fidelidade, correção de conduta e boas maneiras. Um comportamento ético atrelado ao conhecimento permanece ainda como fatores que levam ao sucesso.
Fonte: www.administradores.com.br
Matéria divulgada no site do Conselho Federal de Administração
Na busca desenfreada por cargos altos que exigem confiança e proporcionam status e reconhecimento, muitas vezes a ética é deixada de lado levando os profissionais a se envolverem em escândalos, esquemas de corrupção, sonegação de impostos e outras irregularidades. Em outros casos não respeitam o espaço dos outros e buscam vencer, sem se importar com a conseqüência de seus atos.
O profissional tem de aliar o conhecimento adquirido e a prática junto à competência e ética. Estas últimas ajudam o mesmo a organizar seu sistema de valores e ir ao encontro com o código de ética da profissão. Ao final de sua formação acadêmica, o administrador faz um juramento, que indica sua adesão e comprometimento com a categoria profissional.
A ética está ligada à atitude e postura respeitosa e correta do profissional. Todo administrador deve respeitar ao próximo, respeitar a concorrência (se quiser superá-la, isso deve ser feito de maneira correta, criando estratégias para isso e não se atrelando a meios indevidos), seus clientes externos e internos, sabendo valorizar as pessoas, atendendo as suas necessidades.
Ao assumir um compromisso com outrem, as questões individuais devem ser deixadas de lado, priorizando assim atingir as metas da organização. Faz parte das atividades do administrador planejar metas, criarem meios de atingi-las e administrar o processo de consecução das mesmas. Como a Organização é um sistema aberto e interage com o ambiente, faz-se inerente ao administrador ético trabalhar não apenas o desenvolvimento organizacional, mas também a responsabilidade social.
Existem leis e obrigações que devem ser cumpridas. Muitas são as empresas que além de focarem suas atividades principais, ajudam a desenvolver o ambiente em que estão inseridas. Promovendo programas de ações sociais, ajudando instituições e ONGS. Dentro da empresa, tal fato se aplica em relação à motivação dos funcionários, ao trabalho em equipe, em trazer as melhores ferramentas de trabalho, proporcionar educação e qualificação.
Outras qualidades indispensáveis ao profissional ético é a honestidade em suas ações; ser fiel aos princípios da empresa e da vida; saber respeitar as opiniões de terceiros; ser leal aos objetivos organizacionais; ser coerente e ter a consciência que deve estar sempre em busca do conhecimento, pois vivenciamos a era da informação; ter perseverança e lutar pelo seu futuro e apresentar uma postura pró-ativa, ou seja, não ficar apenas restrito às tarefas que foram dadas a você, mas contribuir para o engrandecimento do trabalho.
Devido às mudanças repentinas como as inovações tecnológicas e à rapidez com que as informações são tratadas, é necessário estar aberto a elas e ser receptivo, evitando estagnação.Atualmente é imprescindível estar bem informado, acompanhando não só as mudanças técnicas, mas também as de sua área, se aprimorar constantemente, usar de flexibilidade, fidelidade, correção de conduta e boas maneiras. Um comportamento ético atrelado ao conhecimento permanece ainda como fatores que levam ao sucesso.
Fonte: www.administradores.com.br
Matéria divulgada no site do Conselho Federal de Administração
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