Por Soeli de Oliveira*
Nossa
sociedade é infestada de gerentes, chefes, encarregados, supervisores,
capatazes e até feitores. Milhares sonham em ser líderes, mas poucos
alcançam este objetivo. Isto porque não nascemos líderes, precisamos nos
tornar. No universo em movimento em que vivemos, o que não cresce,
atrofia. Ficar limitado apenas ao sonho ou desejo
não leva ninguém a lugar algum – é preciso ação. A vida é bela, mas é
breve e quem não sabe onde está e nem para onde vai, consequentemente
passa a existência perdido.
O
ser humano nasce com um potencial fantástico, porém o que uma pessoa
pode ser ela precisa se tornar. Antes de sermos líderes de outros, temos
de ser de nós mesmos, para assim desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para exercer com maestria o papel de liderança.
É muito diferente a conduta de um chefe e de um líder:
– O líder aconselha, o chefe determina.
– O líder inspira entusiasmo, o chefe impõe pelo medo.
– O líder diz “nós”, o chefe diz “eu”.
– O líder foca nas pessoas, o chefe nas tarefas.
– O líder contempla o futuro, o chefe o passado.
– O líder eleva cada colaborador a líder no que faz, o chefe centraliza as decisões.
– O líder se preocupa com a missão, valores e pessoas; o chefe com resultados imediatos e aparentes.
– O líder inspira entusiasmo, o chefe impõe pelo medo.
– O líder diz “nós”, o chefe diz “eu”.
– O líder foca nas pessoas, o chefe nas tarefas.
– O líder contempla o futuro, o chefe o passado.
– O líder eleva cada colaborador a líder no que faz, o chefe centraliza as decisões.
– O líder se preocupa com a missão, valores e pessoas; o chefe com resultados imediatos e aparentes.
Ser líder requer conhecimento de si mesmo, da equipe e do negócio. O primeiro check-up
e adequação a ser feita é com relação à pessoa do líder. Isto envolve a
imagem, postura, aparência, crenças, hábitos e energia; e também
aprimoramento, conhecimento, entender de gente e de relacionamento.
O segundo ckeck-up diz respeito
à equipe: sua imagem, postura, aparência, crenças, hábitos, perfis,
gostos, preferências e interesses. O terceiro é relacionado ao negócio e
envolve os níveis de paixão, afinidade, conhecimento, crenças,
envolvimento, história, cultura, filosofia, regras do jogo, benefícios e
processos da instituição.
Para
ser líder, além da competência técnica é preciso entender de gente.
James Hunter, autor do famoso best-seller “O Monge e o Executivo”,
define liderança como “a habilidade de influenciar pessoas para
trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados
como sendo para o bem comum”. Atingir estes objetivos requer uma boa
capacidade de relacionamento e de comunicação.
Relacionamento
implica em entender de pessoas e saber se comunicar. Especialistas
afirmam, a partir de pesquisas, que 86% das demissões de gestores têm
como causa a falta de competência pessoal e não de competências
técnicas. Já a comunicação é a capacidade de se fazer entender. Para
isso, é fundamental falar na linguagem dos ouvintes, pois a
responsabilidade de se fazer entender é de quem comunica. Comunicação
não é o que se diz, é o que a outra parte entende. Quem pensa que
precisa ler o dicionário para ser um bom comunicador está redondamente
enganado, pois comunicação é 7% palavras, 38% tom de voz e 55%
fisiologia (linguagem corporal).
Liderar envolve mudança.
O papel do líder numa instituição é levar a empresa, departamento ou
setor, de um ponto “A” para um ponto “B”. Isto é, partir de um estado
atual e chegar a um estado desejado. Para isto, muito contribui o
desenvolvimento das capacidades de organização e planejamento. Fatores
como objetivos, metas, mudanças, recursos, ferramentas e processos fazem
parte da rotina de um bom gerente.
Só
é líder eficaz quem atinge os resultados desejados. Uma empresa somente
consegue pagar as suas contas e investir se obtém resultados, e não com
as boas intenções ou justificativas esfarrapadas dos que têm a
responsabilidade de comandar.
Líder
que é líder de verdade, quando atinge os objetivos divide os méritos com
a equipe, e quando fracassa assume inteira responsabilidade.
-
*Soeli
de Oliveira é consultora e palestrante do Instituto Tecnológico de
Negócios nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação.
E-mail:soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.
Fonte: Matéria divulgada no site http://www.sobreadministracao.com/
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