IBC Coaching
Muito se fala no líder do futuro, porém devemos pensar que o já futuro chegou, e não há mais mercado para o líder com perfil de "chefe", aquele que apenas delega funções e cobra resultados.
Isso mesmo, não há mais tempo, o mercado excluiu esse perfil de profissional e agora busca qualidades que ultrapassam o relacionamento empregador - empregado. Hoje as relações são mais complexas, o líder deve estar capacitado a desenvolver seus colaboradores não só como profissionais, mas sim como pessoas.
O presidente do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, José Roberto Marques, ressalta algumas qualidade que o novo líder deve ter:
Comunicação
A comunicação é uma via de mão dupla, ouvir e falar, receber e transmitir a mensagem. O novo líder tem que ter essa habilidade, saber falar e saber ouvir, e em muitos casos ouvir mais do que falar. O ser humano necessita ser ouvido na essência, ser compreendido. O fluxo de informações dentro da organização deve fluir com clareza e eficácia.
Gerenciador de crise
Saber lidar com problemas que surgem no dia a dia, é de suma importância. Ter aquele "jogo de cintura" para resolver conflitos, sejam eles de relacionamento, de resultados, entre outras, é de responsabilidade do líder.
Flexíbilidade
Entender os desejos, anseios e objetivos dos colaborares e viabilizar suas conquista, alinhando com os objetivos da empresa, e ter aquele relacionamento amistoso e buscar não seguir a linha "chefe durão".
Retenção de talentos
Tarefa difícil nas empresas é reter seus talentos. Lidamos diretamente com a geração Y, geração essa que tem dificuldades em se manter no emprego, seja por falta de motivação, por falta de perspectiva ou qualquer outro motivo. O líder deve saber o quão é importante aquele colaborador para empresa hoje e no futuro, necessita de percepção. E ao detectar um talento, dar-lhe condições e motivação necessária para que ele trabalhe com satisfação para a empresa, dê resultados desejados para ambas as partes.
Criar um ambiente seguro
Os colaboradores devem sentir confiança no líder e na organização onde trabalham, devem se sentir seguros para desempenharem suas atividades e alcançarem o resultado desejado.
Esses itens acima citados, são apenas algumas das capacidades que um líder de hoje deve ter, segundo José Roberto Marques. "Toda a atenção deve ser voltada para a motivação e o alinhamento de interesses pessoais e profissionais, para que se alcance os resultados desejados e diminua o índice de estresse nas organizações. Planejamento, metas e objetivos bem definidos também são fatores essências para o bom desempenho da função do líder, e o bom andamento da organização", afirma ele.
Esse novo modelo de profissional pode ser capacitado através do LeaderCoach Training – LCT, curso de Coaching do IBC, voltado para líderes. A formação une ferramentas do Coaching com a nova realidade mundial – líderes altamente capacitados.
O Coaching é um método de desenvolvimento de pessoas, o LeaderCoach além de se desenvolver ele estará apto a desenvolver seus colaboradores. "Um ambiente saudável, com pessoas satisfeitas gera maior resultado", finaliza José Roberto Marques.
Fonte: www.administradores.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário