Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

sábado, 17 de março de 2012

O líder do futuro chegou

Hoje as relações são mais complexas, o líder deve estar capacitado a desenvolver seus colaboradores não só como profissionais, mas sim como pessoas

IBC Coaching

Muito se fala no líder do futuro, porém devemos pensar que o já futuro chegou, e não há mais mercado para o líder com perfil de "chefe", aquele que apenas delega funções e cobra resultados.

Isso mesmo, não há mais tempo, o mercado excluiu esse perfil de profissional e agora busca qualidades que ultrapassam o relacionamento empregador - empregado. Hoje as relações são mais complexas, o líder deve estar capacitado a desenvolver seus colaboradores não só como profissionais, mas sim como pessoas.

O presidente do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, José Roberto Marques, ressalta algumas qualidade que o novo líder deve ter:

Comunicação

A comunicação é uma via de mão dupla, ouvir e falar, receber e transmitir a mensagem. O novo líder tem que ter essa habilidade, saber falar e saber ouvir, e em muitos casos ouvir mais do que falar. O ser humano necessita ser ouvido na essência, ser compreendido. O fluxo de informações dentro da organização deve fluir com clareza e eficácia.

Gerenciador de crise

Saber lidar com problemas que surgem no dia a dia, é de suma importância. Ter aquele "jogo de cintura" para resolver conflitos, sejam eles de relacionamento, de resultados, entre outras, é de responsabilidade do líder.

Flexíbilidade

Entender os desejos, anseios e objetivos dos colaborares e viabilizar suas conquista, alinhando com os objetivos da empresa, e ter aquele relacionamento amistoso e buscar não seguir a linha "chefe durão".

Retenção de talentos

Tarefa difícil nas empresas é reter seus talentos. Lidamos diretamente com a geração Y, geração essa que tem dificuldades em se manter no emprego, seja por falta de motivação, por falta de perspectiva ou qualquer outro motivo. O líder deve saber o quão é importante aquele colaborador para empresa hoje e no futuro, necessita de percepção. E ao detectar um talento, dar-lhe condições e motivação necessária para que ele trabalhe com satisfação para a empresa, dê resultados desejados para ambas as partes.

Criar um ambiente seguro

Os colaboradores devem sentir confiança no líder e na organização onde trabalham, devem se sentir seguros para desempenharem suas atividades e alcançarem o resultado desejado.

Esses itens acima citados, são apenas algumas das capacidades que um líder de hoje deve ter, segundo José Roberto Marques. "Toda a atenção deve ser voltada para a motivação e o alinhamento de interesses pessoais e profissionais, para que se alcance os resultados desejados e diminua o índice de estresse nas organizações. Planejamento, metas e objetivos bem definidos também são fatores essências para o bom desempenho da função do líder, e o bom andamento da organização", afirma ele.

Esse novo modelo de profissional pode ser capacitado através do LeaderCoach Training – LCT, curso de Coaching do IBC, voltado para líderes. A formação une ferramentas do Coaching com a nova realidade mundial – líderes altamente capacitados.

O Coaching é um método de desenvolvimento de pessoas, o LeaderCoach além de se desenvolver ele estará apto a desenvolver seus colaboradores. "Um ambiente saudável, com pessoas satisfeitas gera maior resultado", finaliza José Roberto Marques.

Fonte: www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário